A Associação Nacional de Farmácias (ANF) defendeu hoje a atualização dos preços dos medicamentos, alertando que haver uma legislação que apenas permite a sua redução é “claramente um problema” para a acessibilidade dos utentes aos fármacos, porque inviabiliza alguns.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) instruiu o Centro Hospitalar do Médio Tejo para que reforce os procedimentos de segurança cirúrgica, na sequência do “esquecimento” de compressas utilizadas durante o parto de uma utente.
Os hospitais de Setúbal, Almada e Barreiro vão partilhar recursos para garantir o funcionamento de pelo menos dois serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia durante o Natal e o Ano Novo, segundo decisão da direção executiva do SNS.
A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou hoje para um aumento da desnutrição infantil no Iémen no último ano, sublinhando que a crise “está a causar mortes evitáveis”, especialmente entre crianças menores de cinco anos.
A Europa registou em 2021 o menor número de casos de hepatite A desde que a vigilância da doença começou a ser feita em 2007, revelou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
Os municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no norte do distrito de Leiria, não vão integrar a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos defende uma revisão dos preços dos medicamentos para travar o aumento da escassez de fármacos e, no caso do antidiabético usado também para emagrecer, diz que com legislação se podia travar a má utilização.
Os seguros se saúde privados mais do que duplicaram em duas décadas, mas não chegam a 4% da despesa total em cuidados de saúde, constituindo “uma fraca alternativa” ao financiamento do setor, conclui o Observatório da Despesa em Saúde.
A Assembleia Municipal (AM) da Guarda aprovou hoje, por unanimidade, uma moção em defesa da prestação de “serviços de qualidade” pela Unidade Local de Saúde (ULS).
A Pedrinhas vai surpreender, na próxima quinta-feira, as crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra, oferecendo-lhes desenhos nesta quadra natalícia.
Os portugueses são desafiados a enviar um postal de Boas-Festas ao primeiro-ministro com o pedido de uma floresta mais sustentável, no âmbito de uma campanha lançada pela associação ambientalista Zero em parceria com o Centro Pinus.
O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, revelou hoje que a ilha de Santa Maria, que tem mais de cinco mil habitantes, já tem uma cobertura de 100% de médicos de família.
Anthony Fauci vai acabar uma carreira de serviço público, velha de cinco décadas, no final deste mês, marcada pela pandemia do HIV no início e do novo coronavirus no final, sempre sob o princípio de “fidelidade à ciência”.
Os presidentes das Câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra, ouviram hoje uma mão cheia de sugestões para a reunião de terça-feira no Ministério da Saúde, pedida após o encerramento temporário da urgência pediátrica do Centro Hospitalar de Setúbal.
O administrador da Isopor, única empresa que assegura exames de medicina nuclear nos Açores, adiantou hoje que há mais de 100 utentes à espera de exame, mas o Hospital da Ilha Terceira disse desconhecer “constrangimentos”.
A Câmara da Figueira da Foz disse hoje que o encerramento das unidades de Saúde de São Pedro e Marinha das Ondas se deve à falta de assistentes técnicos para assegurar o atendimento e o secretariado clínico.
Portugal vai reforçar a sua contribuição para o Programa de Financiamento para Redução da Pobreza e Crescimento (PRGT), prevendo a canalização de um valor equivalente a 330 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério das Finanças.
Os Açores tinham, em novembro, 9.830 utentes em lista de espera cirúrgica, menos 1% do que no mês anterior e menos 9,4% do que no período homólogo, segundo um relatório da Direção Regional da Saúde.
O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, realizou pela primeira vez cirurgias da patologia hipofisária, que anteriormente obrigavam a deslocações da região para o continente, anunciou hoje a unidade hospitalar.
O polo de saúde de Santa Eufémia, em Leiria, continua encerrado, a aguardar a contratação de serviços de segurança, estando os responsáveis a desenvolver esforços para abrir a unidade o "mais breve possível".
O Espaço Inovação Mealhada, no distrito de Aveiro, vai acolher uma recolha de sangue, na próxima terça-feira.
A covid-19 fez 20.915 mortes em Espanha no primeiro semestre do ano, menos 28% do que no mesmo período de 2021, mas continua a ser principal causa de morte no país, segundo dados oficiais publicados hoje.
A China comunicou hoje a morte de duas pessoas por covid-19, oficialmente as primeiras registadas devido a esta doença desde o abrandamento das restrições sanitárias, enquanto hospitais e crematórios são esmagados por uma onda de casos sem precedentes.
O presidente do parlamento dos Açores escreveu ao Presidente da República alertando que a audição das regiões autónomas sobre a lei da morte medicamente assistida era “não só obrigatória como essencial”, nomeadamente por questões de “ordem prática”.