Há cerca de 11 mil cuidadores informais reconhecidos em Portugal e, desses, 2.689 têm subsídio atribuído, mas “não tem sido um processo fácil”, reconheceu hoje a coordenadora do Grupo de Trabalho do Cuidador Informal da Segurança Social.
Treze especialistas da Iniciativa Médica 3M (IM3M) vão dar formação, entre 22 e 29 de janeiro de 2023, na cidade da Praia, em Cabo Verde, em cuidados paliativos a 100 profissionais, revelou hoje à Lusa o médico Hugo Ribeiro.
Um doente que esteve internado nos cuidados paliativos do Centro Hospitalar de Leiria perpetuou em fotografia aquilo que via da janela do quarto e está a ser equacionada a realização de uma exposição dos seus registos.
O projeto ‘Aqui contigo - O som como último colo’ tem tido um “impacto muito positivo” nos doentes e até nos profissionais de saúde da Unidade de Internamento dos Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria.
A música leva vida e serenidade aos utentes da Unidade de Internamento dos Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de Leiria, em Alcobaça, através do projeto ‘Aqui contigo - O som como último colo’, da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP).
A nova Unidade de Medicina Intensiva do Hospital de Faro, com uma resposta de 14 camas passível de expansão e que foi hoje inaugurada, vai permitir “uma grande elasticidade” no tratamento, afirmou hoje o diretor clínico do Centro Hospitalar.
Portugal registou, entre 25 e 31 de outubro, 5.920 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 53 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, voltou a excluir hoje a imposição de um confinamento nacional para conter a propagação do Ébola, apesar de o país ter registado um aumento preocupante do número de casos no país.
As atletas Bárbara Timo e Inês Henriques e a ex-atleta Vanessa Vernandes foram algumas das personalidades presentes hoje no primeiro seminário sobre a saúde mental no desporto de alta competição, que decorreu no Fórum Lisboa.
O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, prometeu hoje dar resposta às reivindicações apresentadas pelos médicos sobre a Tabela Salarial Única (TSU) para travar a greve nacional da classe, marcada para segunda-feira.
A China vai aprovar a vacina da BioNTech contra a covid-19 para uso entre os residentes estrangeiros no país, revelou hoje o chanceler alemão Olaf Scholz, após reunir-se com o líder chinês, Xi Jinping.
A câmara da Maia está a desenvolver um “programa ambicioso” de apoio a cuidadores informais que pretende “contribuir para a melhoria” da sua qualidade de vida e garantir uma prestação de cuidados de “qualidade e humanizada” à pessoa cuidada.
O secretário regional das Finanças e Planeamento do Governo dos Açores, Duarte Freitas, garantiu hoje que as propostas de Plano e Orçamento para 2023, são as de “maior pendor social” da história da autonomia.
Os secretários regionais da Saúde dos Açores e da Madeira anunciaram hoje a criação de um Centro Internacional de Longevidade para a Macaronésia, na sequência da cooperação acordada na recente cimeira dos executivos de ambos os arquipélagos.
Uma equipa liderada por cientistas da University College London (UCL) desenvolveu e testou com sucesso uma nova terapia genética que poderá eventualmente tratar a epilepsia e outras doenças cerebrais.
O surto de Ébola declarado no Uganda em 20 de setembro totaliza agora 131 casos confirmados, incluindo 49 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde ugandês.
As autoridades chinesas estão a estudar formas de aliviar as medidas de prevenção epidémica, no âmbito da política ‘zero covid’, numa altura de crescente descontentamento popular, agravado pela morte de um menino de três anos.
O ministro da Saúde disse hoje que compreende a greve dos médicos decretada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM), considerando que a paralisação se insere na greve geral da função pública e “não por motivações” no setor da Saúde.
Os enfermeiros angolanos vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira, por não terem sido atendidas as suas reivindicações pela entidade patronal, anunciou hoje o sindicato nacional desses profissionais de saúde.
A Associação Médica de Moçambique anunciou hoje uma greve nacional por 21 dias, a partir de segunda-feira, que a concretizar-se será a primeira na função pública em nove anos.
Os Açores registaram, na última semana, 86 casos de covid-19 e 79 recuperações, tendo agora 116 casos ativos, mais sete do que na semana anterior, informou hoje a Autoridade de Saúde.
A falta de tempo para estudar no horário laboral e de acompanhamento adequado nos serviços de urgências são os principais pontos negativos apontados por médicos em formação especializada inquiridos num estudo da Ordem dos Médicos.
O ministro da Saúde afirmou hoje que a falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma dificuldade que vai manter-se nos próximos dois a três anos, até que o problema seja resolvido estruturalmente.
O Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) anunciou hoje a realização de concentrações e uma greve às horas extraordinárias, em protesto contra a “falta de resposta” do Governo às reivindicações destes profissionais.