O INEM passou a disponibilizar em tempo real e de forma digital a informação dos doentes encaminhados para o Hospital de São João, no Porto, uma inovação que permite antecipar a assistência em vários minutos, foi hoje revelado.
Uma equipa de investigadores conseguiu completar o primeiro mapa cerebral de um inseto, passo que representa uma “conquista histórica para a neurociência”, por aproximar os cientistas da "verdadeira compreensão" do mecanismo do pensamento.
O primeiro-ministro elogiou hoje o acordo de parceria entre a Fundação Champalimaud e a multinacional Phillips para a redução da pegada ambiental, em 50% nos próximos cinco anos, resultante das emissões provenientes de equipamentos pesados de saúde.
O presidente da secção regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos disse hoje que a integração das análises clínicas nas Unidades Locais de Saúde (ULS) pode pôr em causa centenas de postos de trabalho e investimentos do setor convencionado.
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou hoje para um surto de sarampo na Etiópia oriental, onde mais de 100.000 refugiados fugidos da violência na vizinha Somália se instalaram desde o passado mês de fevereiro.
A greve dos médicos regista hoje uma adesão de entre 85% e 90% nos centros de saúde e hospitais, estimou a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que espera que o Governo mude agora a sua estratégia nas negociações.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje para a saída de “quatro médicos importantes no hospital de Évora”, argumentando que se vivem “tempos difíceis” nesta unidade hospitalar e “aguardam-se tempos piores”.
A Ordem dos Médicos Dentistas tem “esperança redobrada” no relançamento do programa de saúde oral e define como prioridades a criação da carreira dos médicos dentistas e dar autonomia e ‘know-how’ para levar estes cuidados aos centros de saúde.
A Junta de Freguesia de Loures, do distrito de Lisboa, vai lançar um projeto para fomentar as relações entre jovens e seniores e combater o isolamento social, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
O Conselho Internacional para o Controle de Narcóticos alertou hoje que a legalização da canábis para uso recreativo pode levar a um aumento do consumo, principalmente entre os jovens, e não reduzirá a criminalidade associada.
Um grupo de peritos vai analisar o acesso aos cuidados de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e tem até maio para apresentar propostas para calendarização de um plano para 2023-2025.
Doentes e médicos pedem hoje que a Doença Renal Crónica seja uma prioridade de saúde pública, porque afeta um milhão de pessoas em Portugal e a sua identificação precoce permitiria menos gastos de saúde e ganhos para os doentes.
Apenas 3% da população mundial está protegida por políticas obrigatórias de redução da ingestão de sal, cujo consumo aumenta o risco de algumas doenças, revela um relatório inédito da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.
A Organização Europeia de Consumidores (BEUC) exigiu hoje o fim da etiqueta dada a alimentos neutros em carbono, que “induzem em erro” por não se tratar de produção neutra para o clima, dando exemplos de produtos em Portugal.
Um em cada quatro médicos tem mais de 65 anos e 5 mil vão aposentar-se até 2030, é uma das conclusões de um relatório sobre recursos humanos da saúde. A questão foi levantada no programa CheckUp, que contou com a presença de um dos autores, o investigador Eduardo Costa.
Centenas de médicos concentraram-se hoje diante do Ministério da Saúde para protestar contra a falta de compromisso do Governo em negociar grelhas salariais e a falta de medidas para salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar na próxima semana ao ministro da Saúde um dossiê técnico com novos critérios para avaliar a localização do futuro hospital do Oeste, disse hoje o presidente do município.
A equipa de enfermagem do serviço de Oncologia Cirúrgica do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto pediu escusa de responsabilidade por falta de condições para assegurar a vida dos doentes, revelou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).
Mais de seis milhões de utentes recorrem por ano aos serviços de urgência, disse hoje o ministro da Saúde, reconhecendo que Portugal tem “um problema crónico” de excesso de afluência às urgências, com razões muito distintas.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) defende que a nova lei da saúde mental deve “deslocar o foco dominante na doença e na sua remediação” para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e de bem-estar da população.
O ministro da Saúde defendeu hoje que “não houve decisão política” de terminar com as Parcerias Público Privadas (PPP) e que as que não foram renovadas foi por "recusa legítima" dos privados em manter o contrato durante a renovação.
O Governo duplicou para 20 milhões de euros o investimento disponível para melhorar este ano as condições, infraestruturas e equipamentos das maternidades públicas, anunciou hoje o ministro da Saúde.
A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) alertou hoje para a necessidade de intensificar o rastreio da doença renal crónica, que afirma ter em Portugal o dobro da prevalência no resto do mundo.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, afirmou hoje que respeita “em absoluto” a greve de dois dias dos médicos, iniciada hoje, e que a disponibilidade para continuar a negociar com os sindicatos “é total”.