No dia 01 de novembro irá decorrer uma colheita de sangue nos Bombeiros Voluntários de Manteigas.
“Nutrição ConVida Sénior” é a designação do projeto, em Montemor-o-Novo (Évora), que pretende aumentar a literacia em saúde e capacitar utentes e colaboradores das instituições do concelho para melhores práticas diárias, divulgou a câmara.
Trinta e seis médicos intensivistas do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, avisaram, numa carta dirigida ao conselho de administração, que, com “equipas reduzidas” e “trabalhos avulsos”, os próximos meses serão “particularmente exigentes” para a Medicina Interna.
O município de Mondim de Basto assume a parte de novembro novas competências na área da saúde, no âmbito do processo de transferência de competências da administração central para as autarquias locais.
A agência da ONU para os refugiados palestinianos afirmou hoje que está a viver “horas críticas” antes de encerrar as suas operações em Gaza devido à falta de combustível, um recurso vital que ainda não chegou ao enclave palestiniano.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai criar um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) dedicado à Ortopedia, que pretende reduzir a “lista de espera cirúrgica com mais de nove meses”, foi hoje anunciado.
O diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Hospital de São João, no Porto, considerou hoje que a criação de equipas dedicadas às urgências exige incentivos como a criação de uma carreira.
O PCP considera que a proposta de Orçamento de Estado (OE) para 2024 não responde às necessidades do distrito de Viana do Castelo nas áreas da educação, saúde, acessibilidades e ambiente, foi hoje divulgado.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou hoje a “exaustão e escassez” daqueles profissionais de saúde na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), resultado do excesso de procura do serviço de urgência e do absentismo.
O Chega vai realizar jornadas parlamentares dedicadas ao tema da saúde nos dias 05 e 06 de dezembro, anunciou hoje o líder do partido, indicando que serão também abertas aos deputados das regiões autónomas.
O ministro da Saúde disse hoje estar a acompanhar com “alguma preocupação” a situação das urgências em novembro, mas assinalou que, apesar dos problemas, foram atendidos na semana passada entre 15 mil a 20 mil utentes por dia.
O continente africano é o mais afetado por doenças infecciosas e a resistência antimicrobiana é uma ameaça que pode prejudicar drasticamente a eficácia do tratamento, alertou hoje o diretor do Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais da Namíbia.
Utentes com doença crónica ou que necessitem de tratamentos de longa duração, após avaliação médica, podem levantar desde hoje a sua medicação na farmácia, deixando de precisar de renovar as receitas no centro de saúde durante um ano.
Francisco Ramos, ex-secretário de estado da Saúde e Gustavo Jesus, médico psiquiatra e Diretor Clinico do PIN, fizeram um "Check-Up" à atualidade da saúde com moderação de Vera Arreigoso.
O presidente do PSD defendeu hoje um pacto nacional para a saúde, que envolva Governo, partidos e os setores público, social e privado, para acabar com a “hipocrisia assente em pés de barro” de que o SNS será suficiente.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertaram hoje que o número de vítimas de violência sexual na República Centro-Africana (RCA) triplicou entre 2018 e 2022, e que este aumento não se deve exclusivamente ao conflito armado no país.
A criação de equipas dedicadas nas urgências “não será um remédio universal” para os problemas nestes serviços, mas facilitará o seu funcionamento, que ficará menos dependentes das horas extraordinárias dos médicos, defendeu hoje o ministro da Saúde.
O Governo autorizou a despesa de até 60 milhões de euros para o INEM conseguir assegurar a assistência médica através de transporte aéreo, entre 2024 e 2028, segundo uma resolução hoje publicada em Diário da República.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se hoje preocupada com a redução da vigilância epidemiológica da covid-19 em muitos países, depois de ter sido declarado, em maio, o fim da emergência sanitária global.
A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) denunciou hoje a falta de articulação entre os Ministérios da Saúde e da Solidariedade em matéria de internamentos sociais, defendendo que a coordenação entre serviços de proximidade é fundamental.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que levou a cabo ações de vacinação contra a poliomielite em todas as províncias de Angola devido à baixa taxa de imunidade, de 60%, das crianças angolanas.
O bastonário da Ordem dos Psicólogos considerou hoje que o Programa para a Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior é “um passo importante no rumo certo”, pois aposta mais na prevenção, generalizando-a a todo o país.
A cólera representa um risco para a saúde de pelo menos mil milhões de pessoas, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório onde aponta entre os países de maior risco Moçambique, Maláui e a República Democrática do Congo.
Os deputados do PS eleitos pelo distrito de Vila Real vão questionar o ministro da Saúde sobre o risco iminente de encerramento de serviços no hospital de Chaves, solidarizando-se com todas as manifestações democráticas que se realizem.