O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai repetir hoje as análises aos bebés prematuros internados, por causa da bactéria multirresistente, mantendo-se 11 colonizados e dois negativos, disse à Lusa fonte hospitalar.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) considera que o diagnóstico precoce e o rastreio ao cancro do pulmão são fundamentais para aumentar a sobrevivência do terceiro tipo de cancro mais frequente em Portugal e o que mais mata.
O fundador da Pulmonale, António Araújo, defendeu hoje a implementação, com urgência em Portugal, de um rastreio ao cancro do pulmão, “o cancro que mais mata e cujo diagnóstico precoce pode salvar vidas”.
O diretor-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, Eduardo Samo Gudo, reconheceu, em entrevista à Lusa, que o combate à covid-19 serviu de escola, no qual o país recorreu da experiência com doenças infecciosas.
O diretor-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS) moçambicano, Eduardo Samo Gudo, reconheceu hoje que a sua eleição para presidente do conselho consultivo do África-CDC reconhece o país e os esforços do sistema de saúde público.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai contribuir com uma resposta na área da Saúde no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza na capital portuguesa de terça-feira até 06 de agosto.
A Direção-Geral da Saúde Pública e Organização Farmacêutica da Andaluzia alertou hoje que detetou a circulação do vírus da febre do Nilo Ocidental (FNO) em três municípios de Sevilha, pedindo a adoção de medidas de saúde pública.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, apelou hoje ao primeiro-ministro para que "deixe o complexo ideológico como marca da sua política de saúde", considerando que "está a prejudicar os portugueses" e a criar desigualdades sociais.
O Infarmed proibiu a exportação em agosto de 109 medicamentos de várias categorias e substâncias ativas, menos 20 do que em julho, segundo uma circular hoje divulgada.
A Associação Médica de Moçambique (AMM) decidiu hoje prorrogar a greve daqueles profissionais por mais 21 dias, por continuarem a identificar problemas no enquadramento dos médicos na nova Tabela Salarial Única (TSU).
O Coimbra Invest Summit 2023, que se realiza em setembro, vai estar “muito focado nos 'clusters' de Tecnologia e Saúde”, pretendendo “agregar o ecossistema inovador e empreendedor e destacar o que de melhor se faz em Coimbra”, refere a Câmara de Coimbra.
Moçambique registou mais de 2.500 casos de sarampo nos últimos 30 meses, levando o país a realizar a partir de segunda-feira uma campanha de vacinação “para evitar novo surto da doença”, disse hoje o ministro da Saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que as hepatites, em especial as dos tipos B e C, poderão matar mais pessoas do que a malária, a tuberculose e a sida juntas até 2040.
Os 11 bebés colonizados com a bactéria multirresistente que obrigou ao encerramento da Neonatologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, “estão estáveis” e os outros dois prematuras que testaram negativo estão em isolamento, indicou hoje a unidade hospitalar.
Cabo Verde registou 99 casos de hepatites em 2022, numa tendência de diminuição dos últimos anos, disse hoje a diretora nacional de Saúde.
Um projeto que aposta no rastreio e acompanhamento das hepatites virais está a ser implementado em Peniche até final de 2023 e nos centros de saúde do Oeste Norte em 2024 para testar a redução da doença no país.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vai apresentar uma contraproposta sobre a valorização da carreira na próxima semana ao Ministério da Saúde e manifestou-se contra um mediador para conduzir as negociações com o Governo.
As propostas que o Governo apresentou aos sindicatos, no âmbito das negociações que decorrem desde 2022, representa um aumento de 24% da massa salarial dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), adiantou hoje o Ministério da Saúde.
O Governo moçambicano assegura que a maior parte das reivindicações da classe médica foram resolvidas e reafirmou abertura para o diálogo com estes profissionais, que hoje decidem sobre a prorrogação da greve em vigor por outros 21 dias.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que estes profissionais que exercem funções nos hospitais privados se “sentem indignados”, por não serem valorizados, apontando para uma boa adesão à greve que se iniciou às 08:00.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) defendeu hoje um mediador independente e externo para conduzir as negociações com o Ministério da Saúde sobre a valorização da carreira, alegando o impasse no processo que decorre desde 2022.
O Infarmed alargou a crianças entre 6 e 11 anos o uso dos medicamentos Kaftrio e Kalydeco para tratamento da fibrose quística no Serviço Nacional de Saúde, informou a Autoridade do Medicamento e Produtos de Saúde.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal vai manter a greve marcada para a Área Metropolitana de Lisboa entre 01 e 04 de agosto devido à falta de garantias do Governo em negociar assuntos prioritários.
O Hospital de Santa Maria esclareceu hoje que, desde a semana passada, teve 15 bebés internados na Neonatologia colonizados com a bactéria multirresistente que obrigou a encerrar o serviço, três tiveram alta e um morreu.