A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apelou hoje ao parlamento para que consagre nos novos estatutos da instituição o registo obrigatório de todas as clínicas para permitir o reforço da sua ação disciplinar sobre as incumpridoras.
A greve de quatro dias dos enfermeiros na Área Metropolitana de Lisboa (AML), que hoje começou, está acima dos 80% nos cuidados de saúde primários, segundo o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), que marcou a paralisação.
O departamento de ginecologia e obstetrícia do Hospital Santa Maria vai ser requalificado para receber a maior maternidade do país, mas esse processo resultou num braço de ferro entre médicos e administração do centro hospitalar. Em causa está um investimento que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) considera ser estratégico para o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e para toda a região sul de Portugal, mas já que levou a exonerações de responsáveis clínicos e a demissões de médicos especialistas.
O tempo de espera nas urgências do Hospital de Santa Maria está hoje em quatro horas para doentes rastreados com pulseira amarela (urgente), confirmou à Lusa fonte hospitalar.
A Ordem dos Farmacêuticos recebeu no último ano cerca de 130 declarações de escusa de responsabilidade de profissionais de uma dezena de centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, revela uma carta enviada pelo bastonário ao ministro da Saúde.
Os médicos voltam hoje à greve contra a proposta do Governo de valorização da carreira, uma paralisação de dois dias que a federação sindical garante que não afetará a assistência aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.
As equipas médicas da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria começam hoje a trabalhar no São Francisco Xavier, ao abrigo do regime de mobilidade, mas os profissionais continuam a questionar algumas condições de segurança.
Os médicos do serviço de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Santa Maria, Lisboa, onde será construída uma nova maternidade, foram colocados em regime de mobilidade, podendo trabalhar no Hospital São Francisco Xavier até final de março de 2024.
Os 28 casos identificados com suspeita de toxinfeção alimentar em Leiria já foram revertidos e os utentes internados já tiveram alta, sendo que vão ser realizadas análises laboratoriais, informa uma nota da Saúde Pública.
O tempo de espera nas urgências do Hospital de Santa Maria chegou hoje a seis horas para doentes urgentes rastreados com pulseira amarela, confirmou o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou hoje que os profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade de Arouca vão monitorizar os serviços adiados e falhados devido à indisponibilidade da Câmara para assegurar motoristas à enfermagem domiciliária.
As autoridades sanitárias angolanas estão preocupadas com o aumento de casos de raiva no país, que oscilam entre as 130 e 140 notificações anuais, resultando em óbitos, anunciou hoje a direção nacional de saúde pública.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) aumentou os seus indicadores de produção no primeiro semestre, comparativamente a igual período de 2022, com destaque para o aumento das intervenções cirúrgicas, foi hoje anunciado.
As ilhas Maurícias tornaram-se o primeiro país africano a aplicar integralmente o pacote completo de medidas de controlo antitabágico da OMS, para reduzir o consumo de tabaco e as mortes relacionadas, segundo um relatório hoje divulgado pela agência da ONU.
Um dos 11 bebés prematuros colonizados com uma bactéria multirresistente no Hospital Santa Maria, em Lisboa, ficou infetado, mas está bem, anunciou hoje o diretor do Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).
Os cuidados de emergência médica pré-hospitalar durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão ser garantidos por 500 profissionais, que vão trabalhar em articulação com a rede de cuidados de saúde primários e hospitalares, foi hoje divulgado.
O deputado social-democrata Firmino Pereira denunciou hoje que o Governo autorizou apenas a contratação de 88 dos 636 profissionais que o Hospital Gaia/Espinho precisa de recrutar, criticando a falta de força política do ministro para resolver problemas do SNS.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) informou hoje que consegue evitar o encerramento da urgência pediátrica e do bloco de partos em agosto por ter recorrido a profissionais de outras unidades hospitalares.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) afirmou hoje que o funcionamento condicionado da Urgência de Obstetrícia do Hospital de Braga em agosto é o “lamentável resultado da incapacidade do Governo em tornar a carreira médica atrativa no SNS”.
O PCP considerou hoje que a proposta do Governo de aumento salarial de 1,6% para os médicos “assume contornos de provocação” para estes profissionais do Serviço Nacional de Saúde, acusando o executivo de “intransigência e obstinação”.
O Brasil tem a terceira maior área de cultivo de tabaco no mundo (357.230 hectares), mas é um dos países apontados como exemplo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelas políticas antitabágicas que aplica, segundo um relatório divulgado hoje.
Mais de 70% da população mundial está protegida com pelo menos uma medida de controlo do tabaco, cinco vezes mais do que em 2007, indica um relatório publicado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quarenta e nove casos de mpox foram detetados em Portugal, entre 01 de junho e 28 de julho, resultantes de um novo surto, segundo dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde.
As autoridades de saúde moçambicanas declararam um surto de cólera em mais dois distritos, Mocímboa da Praia e Mueda, província de Cabo Delgado, doença que desde setembro já provocou 141 mortos em todo o país.