A greve dos médicos internos está hoje a registar uma adesão “muito expressiva”, de entre 83% e 85%, disse à Lusa o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, ao fazer um balanço do primeiro dia de paralisação.
Vários médicos internos estão hoje, no Porto, a sensibilizar os doentes para a importância deste grupo de profissionais que “tapa buracos” no Sistema Nacional de Saúde, mas que estão a "passar ao lado do debate sobre a saúde em Portugal”.
A 37.ª edição do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, em Montalegre, arranca a 01 de setembro com uma homenagem ao padre António Fontes, o impulsionador do evento que cruzou o sagrado e o profano.
O Hospital Central de Maputo (HCM) apresenta hoje uma imagem de um funcionamento normal, justificada pela baixa procura de cuidados e regresso de médicos afetos a serviços administrativos, na sequência das greves em curso na saúde em Moçambique.
O PSD e a IL lamentaram hoje a morte de um idoso num corredor do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, exigindo ao Governo e à administração medidas para que situações idênticas não voltem a acontecer.
A gestora de resíduos Electrão vai apoiar financeiramente o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, numa campanha que decorre até final do ano associada à quantidade de pilhas e equipamentos elétricos usados entregue para reciclagem.
O concelho de Sintra atingiu na terça-feira 192 microgramas de ozono por metro cúbico, nível que pode provocar “alguns efeitos na saúde humana”, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT).
Os médicos internos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) iniciam hoje uma greve de dois dias convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) para exigir melhores salários e a valorização profissional para efeitos de progressão na carreira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje positivo a abertura de um inquérito para averiguar a morte de um idoso no hospital de Loures, adiantando que vai tentar apurar o que se passou.
As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são suficientes apenas para dois dias, alertaram hoje o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e a federação de dadores, que apelam às dádivas.
A Câmara de Viana do Castelo vai investir 80 mil euros na instalação de desfibrilhadores automáticos em 42 equipamentos educativos e desportivos municipais e 220 operadores iniciaram formação para manobrar os aparelhos, foi hoje divulgado.
O grau de satisfação dos utentes do Serviço de Saúde dos Açores que utilizam as unidades de saúde de ilha vai ser monitorizado, estando a apresentação de resultados prevista para o final do ano, anunciou hoje o executivo regional.
O Serviço de Saúde da Madeira recebeu hoje um recém-nascido transportado de urgência dos Açores por precisar de tratamento com hipotermia induzida, elevando para seis os bebés com necessidade de cuidados diferenciados assistidos na região, revelou organismo.
Mais de 2.000 migrantes terão morrido na rota do Mediterrâneo Central desde o início do ano, indicou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM), receando, no entanto, que o número real de vítimas seja muito superior.
Os habitantes de Assentis, Torres Novas, exigem a colocação de um médico na extensão de saúde, tendo marcado uma vigília para quarta-feira em “defesa de cuidados de proximidade e pelo combate à desertificação das aldeias”.
O aviso vermelho devido ao tempo quente para Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Castelo Branco e Coimbra vigorará até às 21:00 de quarta-feira, enquanto os restantes distritos de Portugal continental estarão sob aviso laranja, informou hoje o IPMA.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) está a funcionar sem diretor clínico há quase dois meses, depois da saída de Pedro Soares Branco, confirmou à Lusa o Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
A Comissão de Utentes do Hospital Beatriz Ângelo disse hoje estar a acompanhar com “muita preocupação” o caso da morte de um idoso que, segundo os bombeiros, esteve mais de cinco horas à espera de transferência para outra unidade.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) decidiu averiguar em conjunto com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) a morte de um idoso num corredor do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, revelou hoje a instituição.
Rostos de desespero e incerteza cruzam-se apressados nos corredores das enfermarias e nas urgências do Hospital Provincial de Chimoio, à procura de atendimento, num momento em que médicos e profissionais de saúde estão em greve, exigindo melhores condições.
Os médicos já podem candidatar-se aos incentivos disponibilizados pelo Município de Ourém como forma de fixar mais profissionais de Medicina Geral e Familiar nas unidades de saúde do concelho.
A Câmara de Loures manifestou-se hoje preocupada com a situação nas urgências no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), na sequência da morte de um idoso de 93 anos que alegadamente esperou mais de cinco horas para ser transferido para outra unidade.
Cabo Verde vai criar salas de escuta e de depoimento especial em todas as comarcas do país para ouvir crianças e adolescentes vítimas das mais diversas formas de violência, conforme portaria consultada hoje pela Lusa.
Pelo menos 498 crianças e "provavelmente centenas de outras" morreram de fome nos quatro meses de guerra no Sudão, anunciou hoje a organização não-governamental (ONG) Save the Children.