O ex-secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales considerou hoje o inquérito aberto pela Ordem dos Médicos ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas em Portugal como uma "inqualificável intromissão na atividade de um órgão de soberania".
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que engloba os hospitais de Penafiel e Amarante, vai ter nos próximos dias um novo conselho de administração (CA), disse hoje à Lusa o presidente cessante Carlos Alberto Silva.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje o veto do Presidente da República às alterações ao estatuto da Ordem “uma decisão muita ajustada” ao processo que foi desenvolvido de “forma muito caótica” e “muito impreparada”.
Quatro projetos em desenvolvimento na Covilhã, Fornos de Algodres, Ílhavo e Guarda venceram hoje a sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.
O Sindicato dos Enfermeiros (SE) denunciou hoje que a inclusão do processo de vacinação sazonal nas farmácias comunitárias “foi mais um passo na asfixia do SNS”, afirmando que a taxa de inoculações baixou por falta de organização.
Os médicos de família fizeram hoje “um balanço neutro” do primeiro ano de atividade da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), considerando que “há potencial para fazer mais”, apesar da sobrecarga de trabalho.
A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares (USF-AN) defende que o modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS), sendo uma medida estruturante, não devia ser aplicado à pressa, sublinhando que não há dados que indiquem que tenha vantagem.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo pediu hoje uma solução para a “indefinição” na administração da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), que está desde novembro reduzido a dois elementos.
O Parlamento Europeu aprovou hoje um relatório sobre saúde mental, no qual apela aos Estados membros para que priorizem e melhorem o aceso aos serviços de saúde mental, especialmente para grupos vulneráveis.
A Ordem dos Médicos pediu ao Conselho Disciplinar da Região Sul que avalie o comportamento dos médicos envolvidos no caso das gémeas luso-brasileiras para perceber se há matéria disciplinar em que possa ter intervenção, disse à Lusa o bastonário.
A Câmara de Barcelos aprovou a celebração de acordos de colaboração com quatro associações do concelho para a implementação de programas de captura, vacinação, desparasitação e adoção de animais errantes, foi hoje anunciado.
A finalista do Prémio Sakharov Colleen McNicholas defendeu hoje que o aborto continua a ser uma questão de controlo e política, que é legislada por homens nos Estados Unidos (EUA).
O Consultório Solidário de Saúde Infantil da ONG espanhola África Avanza, na ilha do Sal, principal destino turístico cabo-verdiano, deverá ultrapassar 3.000 consultas gratuitas até final de ano, em oito meses de funcionamento, divulgou hoje a instituição.
As obras de requalificação do Hospital da Horta, adjudicadas por nove milhões de euros, vão melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes e pôr fim a situações “graves e ameaçadoras”, disse hoje o presidente do Governo açoriano.
A Ordem dos Médicos afirmou hoje que, ao fim de um ano, a Direção Executiva falhou em várias frentes, destacando a operação “nascer em segurança”, a redução de utentes sem médico de família e a atração de profissionais.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou um apelo de emergência para a angariação de 9,3 mil milhões de dólares de financiamento para ajuda humanitária a mais de 90 milhões de crianças em todo o mundo.
Logótipos mais visíveis dos partidos políticos europeus e um acordo vinculativo sobre a forma de eleger o presidente da Comissão Europeia foram algumas das propostas hoje aprovadas no Parlamento Europeu para reforçar a dimensão europeia das eleições de 2024.
O Tribunal de Contas (TdC) recomendou hoje ao serviço de saúde da Madeira o respeito pelas regras de contratação pública e prazos de pagamento, depois de auditar contratos realizados entre 2017 e 2021 sem necessidade de fiscalização prévia.
A aplicação do aumento salarial dos médicos vai ter um impacto orçamental de 90 milhões de euros anuais, com efeito a partir do próximo ano, confirmou à agência Lusa o Ministério da Saúde (MS).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou hoje o decreto do parlamento que altera o Estatuto da Ordem dos Médicos, e promulgou o decreto que altera o Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) revelou hoje satisfação com o veto do Presidente da República à alteração dos estatutos, indicando que já pediu para ser ouvida pelo grupo parlamentar do Partido Socialista (PS).
A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares defendeu hoje a importância de “um pacto de regime” entre os principais partidos para o desenvolvimento do SNS, para evitar mudar tudo “de um ano para o outro”, desperdiçando trabalho feito no terreno.
A Câmara de Castanheira de Pera aprovou o regulamento de apoio à fixação de médicos que prevê um incentivo mensal de 2.200 euros para os profissionais que optarem por viver no concelho, disse hoje o presidente.
O diretor da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA, na sigla inglesa) descreveu hoje a cidade de Gaza como “o Inferno na Terra”.