Associações de prestadores de cuidados e a Igreja em França criticaram hoje o projeto de lei sobre “ajuda à morte” apresentado pelo Presidente Emmanuel Macron, com a conferência episcopal a falar num logro.
Pelo menos 67 pessoas foram mortas na Faixa de Gaza nas últimas horas devido a novos bombardeamentos israelitas, disseram fontes do Hamas, enquanto prosseguem ataques no centro e no sul do enclave.
O Governo da Coreia do Sul anunciou hoje o início dos procedimentos para suspender as licenças de mais de 4.900 jovens médicos, em greve há quase três semanas em protesto contra uma reforma do setor.
As autoridades sanitárias moçambicanas registaram mais 180 novos casos de cólera no norte do país em três dias e dois óbitos, os primeiros em março, indicam dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso.
O maior fabricante de vacinas do mundo, sediado na Índia, vai começar a distribuir uma nova vacina contra a malária, a partir de maio, em África, noticiou a agência France-Presse (AFP).
Ema Paulino foi hoje reeleita presidente da direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) com 52,9% dos votos, prometendo trabalhar para reforçar o posicionamento das farmácias enquanto espaços de saúde de proximidade.
O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) considerou hoje que notícias sobre o disparo de casos de infeções sexualmente transmissíveis (IST) são “preocupantes, ineficazes e contraproducentes”.
Uns nunca entraram num laboratório, outros já, mas “não num assim” e entre lâminas, lamelas, pipetas e microscópios descobrem células, calculam hipóteses de diagnosticar cancros e “fazem-se cientistas” no LABS.Maia, um projeto para “ajudar a pensar fora da caixa”.
O regulador do medicamento norte-americano aprovou hoje o uso do medicamento contra a obesidade Wegovy para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ataque cardíaco e outros problemas cardiovasculares em pessoas obesas ou com excesso de peso.
O secretário-geral do PS acusou hoje a antiga líder social-democrata Manuela Ferreira Leite de ter revelado falta de respeito pelas vítimas e pelos profissionais de saúde quando considerou que a covid-19 foi uma benesse para os governos socialistas.
O Sindicato Independente Técnicos Auxiliares de Saúde enviou hoje um ofício à secretária Regional da Saúde a questionar para quando a aplicação e regularização da transição para a carreira de técnico auxiliar de Saúde nos Açores.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai implementar este ano três projetos de cuidados de saúde de proximidade, no âmbito do Programa Integrar+, criado internamente para incentivar as ideias dos seus profissionais.
O número de casos de sarampo subiu para 14 em Portugal, revelam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados, segundo os quais há ainda três casos em investigação.
O Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, conta a partir de hoje com uma nova técnica invasiva realizada no serviço de cardiologia, evitando-se o encaminhamento de doentes para o continente, anunciou a unidade hospitalar.
Cinco pessoas morreram e dez ficaram feridas hoje, quando atingidas por caixotes de ajuda humanitária lançados de aviões sobre a cidade de Gaza, indicou uma fonte hospitalar.
As piscinas de Águas Santas, na Maia, estão encerradas há uma semana por suspeita da existência da bactéria da ‘legionella’, revelou à Lusa fonte da Câmara Municipal.
O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) apelou hoje aos profissionais de saúde para aparecerem e alertarem que as alterações climáticas não são “um problema de ambientalistas nem de jovens radicais”, mas dizem respeito a todos.
A antiga presidente do PSD Manuela Ferreira Leite acusou hoje o PS de ter destruído o Estado social com a sua governação, de desbaratar os fundos do PRR e colocou dúvidas sobre as contas públicas no futuro.
O Tribunal de Contas autorizou o Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), em gestão, a lançar concursos públicos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para investimentos na área dos cuidados continuados, revelou hoje o presidente demissionário, Miguel Albuquerque.
O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM), que tomou posse na segunda-feira, quer assegurar a cobertura integral de médico de família até 2026 e criar um programa de recuperação de listas de espera para consultas de especialidade e exames.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode contratar até 900 médicos aposentados este ano, um número que tem vindo a crescer desde 2022, acompanhando “o pico de aposentações” neste período, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
O presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), João Goulão, espera um próximo Governo “sensível” ao problema das drogas, tema ao qual a política tem dedicado “menor atenção”.
As associações feministas polacas convocaram hoje uma manifestação em Varsóvia para protestar contra a falta de progressos do novo Governo em reconhecer os seus direitos, noeadamente em relação à pílula contracetiva e ao aborto.
Cerca de 30 enfermeiras estiveram hoje concentradas em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para exigir o fim da discriminação de que dizem ter sido alvo por terem sido mães e estarem em licença parental.