A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou em cinco anos mais de 100.000 crimes em contexto de violência doméstica e apoiou mais de 43.000 pessoas, a maioria (86%) mulheres.
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluiu que as crianças que têm, em redor das suas escolas 0espaços verdes “apresentam uma melhor função pulmonar”, revelou hoje a investigadora responsável.
O primeiro-ministro aguarda “com otimismo e confiança” os dados sobre o rendimento e condições de vida que serão divulgados na terça-feira pelo INE, mas admite ser ainda necessário “um enorme esforço” para erradicação da pobreza em Portugal.
O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje “muito positivo” um futuro alargamento do consenso entre os partidos sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), salientando ser preciso “recuperar muitos anos de desinvestimento”.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu recrutar 50.000 enfermeiros para o sistema nacional de saúde durante a apresentação hoje do programa do Partido Conservador para as eleições legislativas de 12 de dezembro.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) aconselha os médicos de família a apresentar minutas de exclusão de responsabilidade por “exiguidade de meios” na sequência do anúncio do alargamento do horário do Agrupamento de Centros de Saúde de Almada-Seixal.
A Câmara de Lisboa discute na próxima semana o Plano de Desenvolvimento de Saúde, um “documento enquadrador da estratégia do município” que define objetivos como a criação de mais 100 vagas de cuidados domiciliários continuados.
O Presidente da República considerou hoje que este “é um momento particularmente significativo” para resolver problemas importantes no Serviço Nacional de Saúde, esperando sinais no próximo Orçamento do Estado numa área em que vê consenso entre os diferentes partidos.
O CDS-PP considerou hoje que a “transferência” da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta para dois centros de saúde de Almada e Seixal vai sobrecarregar o trabalho dos médicos daquelas unidades, correndo o risco de colapsar.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa equipara o alargamento do horário dos centros de saúde de Almada-Seixal a um plano de contingência da gripe, indicando que há 90 médicos em condições de fazer trabalho suplementar.
O diploma do PS que regula a eutanásia prevê a morte a pedido de um doente “em sofrimento extremo, com lesão definitiva ou doença incurável e fatal”, com parecer de, pelo menos, dois médicos e uma comissão de avaliação.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que as declarações da líder parlamentar do PS a assumir que há falhas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem ser positivas porque mostram que o PS já admite o problema.
A ministra da Saúde afirmou hoje que uma das prioridades nesta legislatura é "melhorar a resposta aos cidadãos" por parte do Serviço Nacional de Saúde, não só em volume, mas também em termos de qualidade e humanização dos serviços.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o Estado deve ter uma "atitude diferente" na forma como trata os jovens médicos e mostrou-se convicto de que com "valorização" e "condições adequadas" estes escolherão o serviço público.
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte propõe que seja a Câmara do Porto a assegurar a execução física e financiamento das unidades de consumo vigiado no concelho, durante os primeiros 20 meses do programa.
A Câmara do Porto diz que a proposta de protocolo da ARS-Norte para a criação de uma sala de consumo protegido “diverge totalmente” do negociado e pediu hoje à tutela que clarifique o apoio do Governo à sua implementação.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul advertiu hoje que os médicos de família dos centros de saúde de Almada e Seixal estão a ser obrigados a fazer “horas extraordinárias” devido à situação do Hospital Garcia de Orta.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, disse hoje que recebeu uma estimativa do Governo de que o futuro hospital do município estará construído em 2023, num investimento total de cerca de 74 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos (CDU), manifestou-se hoje confiante na “rápida reabertura das urgências pediátricas do hospital Garcia de Orta, após uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido.
A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, disse em Coimbra que espera, a curto prazo, concluir o processo de equiparação dos médicos do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) aos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Lisboa, 22 nov 2019 (Lusa) – O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, disse hoje que recebeu uma estimativa do Governo de que o futuro hospital do município estará construído em 2023, num investimento total de cerca de 74 milhões de euros.
O presidente do Governo Regional dos Açores anunciou hoje, em São Miguel, que o apoio domiciliário na região vai passar a incluir cuidados de saúde mental, estimando-se a entrada em vigor da medida até ao final de 2020.
A diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/Sida e Hepatites Virais alertou hoje para a necessidade de os portugueses fazerem o teste de diagnóstico destas doenças silenciosas para que possam ser tratados atempadamente no caso de estarem infetados.
A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução do PAN a recomendar ao Governo socialista a atualização da lista de edifícios de serviços públicos com materiais que contenham amianto.