Massachusetts tornou-se quarta-feira no primeiro estado norte-americano a proibir tabaco e produtos de vapor de nicotina aromatizados, incluindo cigarros de mentol, após o governador republicado Charlie Baker ter promulgado uma lei para o efeito.
A África do Sul, considerado o país mais afetado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), prepara-se para lançar no mercado um novo tratamento, mais eficaz do que os existentes, anunciou quarta-feira o ministro da Saúde.
O presidente da Câmara de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, considerou inadmissível a falta de assistentes técnicos na Unidade de Saúde Familiar (USF) local, que ao início da manhã de quarta-feira esteve algumas horas encerrada.
A falta de embriologistas impediu em 2018 o tratamento de três casos de Procriação Medicamente Assistida (PMA) no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, do qual resultaram queixas para Entidade Reguladora da Saúde (ERS), divulgadas quarta-feira.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) deliberou que o Hospital de Guimarães deve garantir o acesso, em tempo útil, às técnicas de procriação médica assistida (PMA) de todos os utentes que cumpram os requisitos previstos na lei.
A Entidade Reguladora da Saúde aponta vários problemas na prestação de saúde a cidadãos estrangeiros, com destaque para a recusa ao atendimento a uma menina de 2 anos, com suspeita de meningite, por se encontrar de férias.
A Entidade Reguladora da Saúde concluiu que houve “deficiências graves na prestação de cuidados de saúde de qualidade e em tempo adequado” a um paciente oncológico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) que esperou demasiado tempo por exames.
Deputados do PSD querem saber que medidas está o Governo a implementar para “corrigir a ausência de pediatras" durante a noite na urgência pediátrica do Hospital de Chaves, que funciona com um especialista em regime de prevenção.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou não estar a ser cumprido o direito das utentes à Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) e emitiu uma instrução para acabar com as “barreiras” ao processo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que desde janeiro deste ano mais de 5.000 pessoas morreram de sarampo na República Democrática do Congo (RDCongo).
O primeiro-ministro afirmou hoje que os mais recentes indicadores assinalam que Portugal, ao longo dos últimos quatro anos, tem registado uma trajetória de subida do salário mediano e uma redução da intensidade e do risco de pobreza.
O secretário-geral comunista condenou hoje a "diabolização do Serviço Nacional de Saúde (SNS)" e a "fuga para a frente" do Governo no caso das urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta, Almada.
Portugal registou, em 2018, 261 mortes em doentes infetados com VIH, 142 dos quais já com sida, a fase mais avançada da doença, a maioria homens, com a idade mediana de 53 anos, revela um relatório hoje divulgado.
O primeiro-ministro, António Costa, comprometeu-se hoje a apresentar "muito brevemente" a programação dos investimentos na saúde para a legislatura, incluindo a "redução sustentada do nível de suborçamentação", em resposta à líder do BE, Catarina Martins.
Uma equipa de seis elementos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou 19 intervenções cirúrgicas em Moçambique, no âmbito da 20.ª Missão Cirúrgica Humanitária em Maputo, foi hoje anunciado.
O encerramento na manhã de hoje da Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, ficou a dever-se a baixa médica dos técnicos administrativos, justificou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A Casa de Saúde São Mateus, de Viseu, conta a partir de hoje com um centro oncológico, que representou um investimento global de 1,5 milhões de euros e que permitirá aos doentes um tratamento de proximidade.
Cerca de mil pessoas estão a fazer profilaxia pré-exposição da infeção por VIH (PrEP), a maioria homens, muito escolarizados e que vivem nas grandes cidades, segundo o relatório "Infeção VIH e SIDA – situação em Portugal em 2019".
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) defendeu hoje, em Maputo, que haja mais organizações a apoiar as pessoas com albinismo em Moçambique e a contrariar as tendências de violência e marginalização.
A Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, reabriu hoje às 12:00, depois de encerrada desde as 08:00 por falta de assistentes administrativos, constatou a agência Lusa no local.
O Infarmed alertou hoje para a importância de notificar os efeitos adversos aos medicamentos para que as autoridades possam atuar, alterando indicações do folheto informativo e, no limite, suspender ou revogar o fármaco.
O Infarmed recebeu este ano mais de 11.300 notificações de reações adversas a medicamentos, mais de metade (58%) das quais consideradas graves, segundo os dados a que a Lusa teve acesso.
A nova Rede Lusófona contra o VIH, hepatites virais e tuberculose, que será apresentada na sexta-feira, quer combater a ideia errada de que o VIH não tem cura, a qual muitas vezes transforma esta doença numa sentença de morte.
O Partido Trabalhista britânico acusou hoje o primeiro-ministro, Boris Johnson, de “negociações secretas” com os Estados Unidos para “vender” o sistema nacional de saúde a empresas norte-americanas, no âmbito de um futuro acordo comercial pós-‘Brexit’.