Um estudo hoje divulgado estima que 15,6 milhões de pessoas no mundo poderão ter cancro gástrico em algum momento da vida, com 76% dos casos a serem provocados pela bactéria 'Helicobacter pylori', que vive e infeta o estômago.
O candidato do PSD à Câmara Municipal de Arouca nas eleições autárquicas de 12 de outubro é novamente o gestor e atual vereador Vítor Carvalho, revelou hoje o partido, que diz apostar num “projeto de proximidade”.
O Ministro da Saúde moçambicano pediu hoje aos funcionários hospitalares para que recomendem medicação alternativa, em caso de falta de um determinado medicamento, por forma a aliviar o sofrimento dos utentes.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) alertou hoje que é “clinicamente mais adequado” um paciente ser transportado por ambulância quando a resposta aérea ultrapassa o tempo estimado de transporte terrestre.
O PSD apresentou um projeto de lei para eliminar o conceito de violência obstétrica e o parlamento discute na sexta-feira uma proposta do CDS para revogar a lei aprovada em março sobre direitos na gravidez e no parto.
O Observatório de Violência Obstétrica em Portugal (OVO PT) exigiu hoje a demissão da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, manifestando “profunda preocupação” com o acesso aos direitos da mulher no plano da saúde sexual e reprodutiva.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusou hoje a Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA) de ameaçar extinguir quatro unidades de saúde familiar (USF), alegadamente por estas recusarem aceitar “condições impostas à margem da lei”.
Portugal continental registou 284 óbitos por excesso durante o período de alerta de tempo quente, iniciado a 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde remeteu para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quaisquer esclarecimentos sobre o caso do paciente que esteve mais de cinco horas para ser transportado do Hospital de Covilhã para Coimbra.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) concluiu hoje que a grávida que perdeu o bebé aos seis meses de gestação no ano passado, após ter sido assistida no Hospital de Cascais, teve acompanhamento adequado.
O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu dois novos concursos, com uma dotação total de 13 milhões de euros (ME), para apoiar infraestruturas hospitalares e intervenções em património cultural.
As autoridades moçambicanas de saúde vão cumprir entre terça-feira e sábado a segunda ronda de vacinação contra poliomielite, voltada para crianças menores de 10 anos, a decorrer em todos os distritos do país, anunciou o Governo.
O arquipélago das Bijagós, na Guiné-Bissau, com cerca de 33 mil pessoas divididas por 23 ilhas habitadas, conta com um único hospital, instalado em Bubaque, salientou à Lusa Élcio Marques Vieira, enfermeiro na ilha de Formosa.
A ONU alerta que o norte de Moçambique registou, em junho, uma crise humanitária "cada vez mais profunda", causada pela escassez de financiamento, desastres naturais e escalada de violência armada na província de Cabo Delgado.
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde remeteu hoje para o INEM a responsabilidade no transporte de um doente que, depois da decisão de transferência do Hospital da Covilhã, demorou mais de cinco horas até chegar a Coimbra.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve estão sobrecarregados devido à falta de profissionais e responsabilizam a administração pela degradação das condições laborais e as consequentes implicações na segurança dos cuidados prestados, alertou o sindicato.
O secretário-geral do PCP acusou o “quinteto do retrocesso” (PSD, CDS, Chega, IL e PS) de querer “desmantelar o Serviço Nacional de Saúde” (SNS), ironizando que a ministra da tutela é “competentíssima a executar o programa do Governo”.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu hoje respostas do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre urgências hospitalares na Área Metropolitana de Lisboa e em particular nas especialidades de pediatria, ortopedia e obstetrícia na península de Setúbal.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) responsabilizou hoje o Governo pelas falhas nos serviços de ginecologia e obstetrícia e defendeu o fim da pré-triagem telefónica através da linha SNS Grávida.
A urgência polivalente do hospital de Évora vai ter limitações na admissão de utentes, na especialidade de Medicina Interna, a partir das 20:00 de hoje, por a equipa clínica estar incompleta, anunciou a unidade local de saúde.
A coordenadora do BE criticou hoje a prioridade dada pelo Governo às alterações às leis da nacionalidade e imigração no início do mandato em detrimento da resolução dos problemas do Serviço Nacional de Saúde, clima e habitação.
Cerca de 30.000 comprimidos, cápsulas e outras apresentações individuais de medicamentos ilegais foram apreendidos em Portugal na operação Pangea XVII, que decorreu em 90 países, e os fármacos para a disfunção erétil continuam no topo da lista.
A azáfama é grande num dos cantos do armazém. Junto a uma passadeira rolante, uma dezena de pessoas inspecionam todas as caixas de medicamentos que ali chegam, selecionados por suspeitas de falsificação.
A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) lamentou e condenou hoje a morte do seu antigo colega Abdullah Hammad, morto pelas forças israelitas no dia 3 de julho em Gaza, na Palestina.