A região de Lisboa e Vale do Tejo tem “números de incidência relativamente elevados” em relação ao resto do país, representando 89% dos novos casos de covid-19 hoje registado, disse a diretora-geral da Saúde.
Médicos e enfermeiros podem candidatar-se para trabalhar no Algarve durante o verão, segundo um despacho hoje assinado pelo secretário de Estado da Saúde.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que a retoma da atividade programada nos hospitais embora gradual não deve ser impedida em função da zona do país que regista mais ou menos casos de covid-19.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje importante a decisão do Governo de contratar mais profissionais de saúde, mas advertiu que “os incentivos não chegam” e que Portugal é o país da Europa que menos valoriza esta classe.
As propostas de alteração de PSD, BE e PCP ao decreto-lei do Governo para voltar a incluir diabéticos e hipertensos no regime excecional de teletrabalho no âmbito da covid-19 vão ser debatidas na especialidade e só depois serão votadas.
A Assembleia da República aprovou hoje cinco projetos de resolução que recomendam ao governo a preservação da qualidade do ar, na data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que não existiu pressão pública na decisão de punir com pena máxima, a expulsão, o obstetra Artur Carvalho que acompanhou o caso do bebé de Setúbal que nasceu com malformações.
Portugal regista hoje 1.465 mortes relacionadas com a covid-19, mais 10 do que na quinta-feira, e 33.969 infetados, mais 377, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
O advogado do obstetra do bebé de Setúbal que nasceu com malformações no rosto afirmou hoje que a que o médico Artur Carvalho "vai recorrer da proposta de expulsão" do Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos.
Este ano morreram mais 2.374 pessoas entre 01 de março e 24 de maio do que no mesmo período do ano passado, revelam dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.
Investigadores da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, conseguiram eliminar e controlar no leite a bactéria que causa a listeriose, com base num método alternativo e “mais amigo do ambiente”, foi hoje revelado.
As unidades de saúde devem assegurar condições para permitir um acompanhante no parto, desde que a grávida não esteja infetada com covid-19, segundo uma nova orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revela hoje o The Times.
Duas empresas da região Centro criaram um equipamento móvel, já em comercialização, que pode inativar o coronavírus responsável pela covid-19, fazendo uso da tecnologia de radiação ultravioleta (UV-C), validada a nível científico na eliminação de microorganismos.
Um antigo infantário na freguesia de Arroios, em Lisboa, que estava devoluto, foi ocupado por cerca de 50 pessoas que transformaram o espaço num centro de apoio, o qual desde o início de maio ajuda pessoas carenciadas.
O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um estudo publicado hoje, que aponta que o número de pessoas suscetíveis de contágio permanece alto, com baixa percentagem de imunizados.
O obstetra do bebé de Setúbal que nasceu com malformações, Artur Carvalho, foi punido com a pena máxima prevista nos Estatutos da Ordem dos Médicos, ou seja, a expulsão, disse hoje à Lusa fonte oficial da instituição.
Três dos quatro autores do estudo que sugere que os antimaláricos cloroquina e hidroxicloroquina podem aumentar o risco de morte de doentes com covid-19 retrataram hoje o estudo, invocando que não garantem a veracidade dos dados.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje que só a sua ação permitiu que o Governo recuasse na contratação de enfermeiros por quatro meses, para fazer face à pandemia de covid-19.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo manifestou hoje a sua "preocupação com o número de lares ilegais que a pandemia trouxe à tona" e com os cuidados de saúde que são prestados aos utentes destes espaços.
O Orçamento do Estado de 2020 vai ter um reforço de verbas para programas de realojamento de pessoas sem-abrigo como o ‘Housing First’, adiantou hoje o primeiro-ministro, António Costa.
Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, adiantou hoje o primeiro-ministro, António Costa, anunciando ainda o lançamento do programa PARES 3.0 para construção de “várias creches” que respondam a “necessidades prementes”.
Os idosos institucionalizados em lares passarão a ter acompanhamento médico do Serviço Nacional de Saúde nessas unidades residenciais sem necessidade de se deslocarem aos centros de saúde, adiantou hoje o Governo.
O primeiro-ministro afirmou hoje que, até ao final do ano, serão contratados mais 2.700 profissionais de saúde e que será consolidada a situação laboral de 2.800 contratados na fase de emergência de combate à covid-19.