O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que a “verdade e transparência” dos números sobre a covid-19 em Portugal, concretamente na região de Lisboa, não prejudica a imagem externa do país, que continua “muito positiva”.
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, apelou hoje a um reforço da intervenção das unidades de saúde pública no controlo dos focos da covid-19 no país, em colaboração com as autarquias, particularmente na área laboral.
O Governo dos Açores mostrou-se hoje satisfeito pelos elogios do Presidente da República (PR) feitos no domingo aos profissionais de saúde da região envolvidos no combate à pandemia de covid-19.
A Santa Casa da Misericórdia de Ovar, que chegou a registar 54 casos simultâneos de covid-19, está atualmente sem nenhum infetado e já recebe visitas nos seus dois lares, onde hoje defenderam que a instituição merecia "uma estátua".
Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a ser a região do país com mais casos diários de infeção por covid-19, com 78% dos 192 casos reportados hoje em três regiões e nos Açores, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que “várias centenas de pessoas” tiveram se ser realojadas em estruturas de apoio, como pousadas de juventude, por não terem condições habitacionais para cumprirem o isolamento devido à infeção por covid-19.
O Presidente da República afirmou hoje que o aumento da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo teve "incidência particularmente forte" na construção civil e trabalho temporário e que essa ligação está em investigação.
O PSD pediu hoje "sentido de urgência" e ações concretas para controlar a epidemia de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, como mais controlo nos aeroportos, e maior coerência nas mensagens à população.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que os “esforços continuam centrados” na região de Lisboa e Vale do Tejo, que regista cerca de 79% dos novos casos de covid-19.
A reabertura das escolas e das creches tem sido pacífica, havendo apenas reportes de situações individuais de covid-19 que são alvo de uma “intervenção muito rápida” das autoridades de saúde, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.
O Presidente da República afirmou hoje haver sinais de uma descida lenta do surto de covid-19 a nível nacional e desdramatizou a situação na região de Lisboa, referindo que a perceção é pior do que a realidade.
O secretário de Estado da Saúde pediu hoje cautela em relação aos “números aparentemente mais animadores” das novas infeções por covid-19, lembrando que à segunda-feira há “uma certa subnotificação de casos devido ao fim de semana”.
A Comissão Europeia vai mobilizar 314 milhões de euros, através do Conselho Europeu da Inovação (CEI), para apoiar projetos de empresas relativos ao tratamento da covid-19 e à recuperação pós-pandemia, distinguindo ainda 16 empresas portuguesas.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 403.449 pessoas e infetou mais de sete milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
Portugal regista hoje 1.485 mortes relacionadas com a covid-19, mais seis do que no domingo, e 34.885 infetados, mais 192, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
A Universidade de Évora aprovou a criação de uma escola na área da Saúde, com um futuro curso de Medicina “em carteira”, e deverá enviar o processo à tutela para homologação “no final de julho”, foi hoje revelado.
A Ordem dos Médicos instaurou um processo disciplinar à equipa que estava de serviço no hospital de Leiria quando um utente morreu nas urgências, após seis horas de espera, tendo a unidade hospitalar também aberto um inquérito.
A Câmara de Évora apelou hoje à "urgente" reabertura de todas extensões de saúde das freguesias rurais do concelho, encerradas em março devido à pandemia de covid-19, dada a atual fase de desconfinamento.
A Ordem dos Médicos associou-se hoje ao movimento que promove, na terça-feira, um cordão humano em defesa do Hospital dos Covões, em Coimbra, em protesto contra o alegado encerramento ou "esvaziamento" do serviço de urgência.
Mais de sete milhões de casos do novo coronavírus foram declarados oficialmente em todo o mundo, de acordo com uma contagem hoje feita às 08:00 (em Lisboa) pela agência de notícias AFP, a partir de fontes oficiais.
A Declaração Conjunta sobre o papel de uma economia sustentável do Oceano num mundo prós-covid-19, subscrita pelo Governo português, propõe encarar os oceanos como solução sustentável e um investimento de futuro a nível global.
Cerca de uma dezena de seguranças privados entraram às 05:00 de hoje num centro de apoio a carenciados, em Arroios, Lisboa, para tentar despejar as pessoas que ali se encontravam, disse à Lusa um dos voluntários.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde concluíram que os doentes com diabetes que vivem sós ou estão deprimidos aderem pior aos tratamentos.
A Federação Nacional dos Médicos reconhece que a pandemia confirmou a qualidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde, mas expôs algumas deficiências que resultam do subfinanciamento crónico, como a falta de material e a desmotivação dos profissionais.