A pandemia de covid-19 já matou 404.245 pessoas e infetou mais de sete milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um relatório da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) remeteu hoje para a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) qualquer decisão sobre a definição do perfil do serviço de urgência no Hospital dos Covões.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje ao Brasil para que continue a divulgar de forma transparente os dados da covid-19 no país, após o executivo brasileiro ter transmitido informações divergentes sobre o avanço da pandemia.
O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) vai realizar uma concentração em Coimbra, no dia 18, em defesa do Hospital dos Covões e do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Agência Europeia dos Medicamentos anunciou hoje ter recebido um pedido de autorização de entrada condicional no mercado da União Europeia do antiviral remdesivir para tratamento da doença covid-19.
O CDS instou hoje o Governo a prever no Orçamento Suplementar contratualizações com os setores privado e social para diminuir as listas de espera na saúde, considerando que as necessidades não atendidas dos portugueses “são a nova epidemia”.
O deputado do PAN André Silva criticou hoje no parlamento a "ótica facilitista" do Governo relativamente ao controlo da chegada de passageiros em Portugal continental, considerando que a medição da temperatura corporal é "insuficiente".
A vacinação para travar a propagação do vírus Ébola começou no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo), onde a décima primeira epidemia, declarada há uma semana, já matou seis pessoas, disse hoje o ministro da Saúde.
Investigadores espanhóis e portugueses de Salamanca e Coimbra querem subir um degrau na investigação da leucemia, pelo que criaram uma rede ibérica, a IDIALNET, para decifrar chaves ainda por descobrir para o diagnóstico precoce e a prevenção deste tipo de cancro.
As medidas de confinamento devido à covid-19 evitaram 3,1 milhões de mortes em 11 países europeus e controlaram a pandemia, segundo um estudo divulgado hoje.
O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que as autoridades vão manter a mobilidade das pessoas nesta semana com feriados, mas defendeu que tem de ser feita com sentido cívico e de responsabilidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que a pandemia da covid-19 está a piorar no mundo apesar de progressos na Europa, indicando que há quase sete milhões de pessoas infetadas.
A assembleia-geral extraordinária da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) aprovou hoje a proposta de venda da sociedade que gere o Hospital da Cruz Vermelha (HCVP) à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o que se deve concretizar “antes do verão”.
O Bloco de Esquerda defendeu hoje que as manifestações de sábado contra o racismo foram "ordeiras e pacíficas", apesar de admitir que o número de pessoas foi "muito superior" ao previsto pela organização.
A Iniciativa Liberal questionou hoje “onde está o milagre português” em relação à pandemia, recomendando ao Governo e às autoridades “maior competência, profundidade e conhecimento de todos estes temas”.
O BE defendeu hoje que não são os comportamentos individuais que explicam os novos surtos, mas sim o contexto socioeconómico, que é determinante para a saúde, pedindo que seja investigada a incidência de covid-19 por estrato económico.
O Instituto da Segurança Social esclareceu hoje que a indemnização por doença temporária dos profissionais de saúde que contraíram a covid-19 no exercício da profissão “é uma prestação que é atribuída sem que tenha de existir qualquer prazo de garantia”.
O deputado do Chega considerou hoje uma "vergonha nacional" a imagem das "manifestações associadas à esquerda" do fim de semana e criticou a "dualidade de critérios" do Governo a "proibir eventos públicos" devido à pandemia de covid-19.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que em “fenómenos espontâneos”, sem intervenção prévia das autoridades sanitárias, como “manifestações não previstas”, além das regras gerais deve imperar “o bom senso e o comportamento cívico”.
O CDS-PP manifestou hoje preocupação com a possibilidade um descontrolo dos casos de covid-19 na região de Lisboa, porque esperava que “estivessem melhor”, e defendeu um controlo mais apertado das chegadas nos aeroportos.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que os testes serológicos para deteção de anticorpos à covid-19 devem ser usados com “parcimónia e em condições controladas” e feitos em termos de grupo.
A deputada do PEV Mariana Silva considerou hoje que o desconfinamento está a ser feito de forma adequada e remeteu para o Governo a definição das medidas necessárias para controlar as entradas nos aeroportos.
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) considerou hoje que o Governo "não pode esquecer as suas responsabilidades" no controlo da pandemia da covid-19, insistindo na contratação de médicos especialistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato Independente Profissionais Enfermagem (SIPEnf) solidarizou-se hoje com a luta dos utentes e profissionais contra o encerramento de valências e a “perda de identidade” da urgência do Hospital dos Covões, em Coimbra.