Os cuidadores informais pedem medidas de legislação laboral que os protejam da desproteção social e desemprego em que a pandemia os colocou, sugerindo a criação de um grupo de trabalho que junte saúde, segurança social e associações.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que há falta de oxigénio para muitas pessoas infetadas com covid-19, estimando que, ao ritmo de um milhão de novos casos por semana, sejam precisos 620.000 metros cúbicos por dia.
O PSD propôs hoje mais um dia de férias aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) por cada 80 horas de trabalho suplementar e um prémio extraordinário de desempenho que pode ir até 50% de um salário.
O CDS-PP/Lisboa defende a testagem obrigatória à covid-19 a quem chegue a Portugal por via aérea ou marítima, propondo que os viajantes apresentem um teste de despistagem obtido no país de origem ou que sejam testados à chegada.
Até os doentes assintomáticos com covid-19 podem contaminar o ambiente à sua volta e contagiar as pessoas com quem entram em contacto, segundo um estudo publicado hoje no boletim da Sociedade Americana de Microbiologia.
O coordenador do Observatório Português dos Cuidados Paliativos (OPCP) criticou hoje o facto de os centros hospitalares universitários continuarem sem camas de cuidados paliativos numa altura que o segundo plano estratégico nesta área está prestes a terminar.
O presidente do executivo da Madeira, Miguel Albuquerque, considerou hoje que o aumento dos casos de infetados de covid-19 em Portugal se deve à falta de controlo das unidades sanitárias e de “decisões certas” do Governo nacional.
A Liga de Bombeiros Portugueses afirmou hoje que o equipamento de proteção individual para combate a incêndios rurais ainda não chegou, enquanto o ministro da Administração Interna contrapõe que a proteção civil distrital recebeu e distribuiu esses equipamentos.
O funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) permite assegurar a capacidade hospitalar da região de Lisboa e Vale do Tejo, mesmo que haja hospitais mais pressionados, disse hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde.
O PEV, o Chega e Iniciativa Liberal dividiram-se hoje quanto à situação atual da pandemia no país, entre a necessidade de uma maior sensibilização das populações, mais ação das autoridades e a aposta na testagem de mais pessoas.
O número de casos positivos de covid-19 em Reguengos de Monsaraz (Évora) subiu hoje para 110, com mais 22 idosos infetados no lar do foco inicial, o que implica a transferência dos únicos oito negativos, disse fonte do município.
Um novo caso positivo de covid-19 foi detetado nos Açores, referente a um homem que viajou recentemente do território continental e regressou na terça-feira a Lisboa, anunciou hoje a Autoridade de Saúde da região.
A Câmara de Oliveira do Bairro reconheceu hoje que "tem "conhecimento oficial de oito pessoas com testes positivos à covid-19 com ligação a um estabelecimento" e apelou aos munícipes para que respeitem as orientações das autoridades de saúde.
O Presidente da República afastou hoje um cenário de descontrolo da propagação da covid-19 em Portugal, afirmando que os números não mostram isso, e fez um apelo a que se use mais máscara no espaço público.
A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que o número de testes de diagnóstico da covid-19 realizados em Portugal acompanha a evolução da situação epidemiológica, justificando o menor reforço da testagem com a diminuição do número de sintomáticos.
A Câmara de Bragança revogou hoje a deliberação de venda de um terreno municipal ao hospital privado que está a instalar-se na cidade, decisão que anula o negócio, criticado pela oposição socialista.
Os lares de idosos estão a cumprir as medidas de segurança e alguns suspenderam visitas face aos surtos de covid-19, disseram hoje os representantes da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
O PSD citou hoje técnicos de epidemiologista da Direção Geral da Saúde (DGS) para advertir que há "uma segunda onda" da covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, com aumento dos internamentos e dos doentes em cuidados intensivos.
O diretor-geral da OMS disse hoje que a pandemia da covid-19 "está a crescer a um ritmo alarmante" e defendeu a necessidade de apostar nas infraestruturas necessárias à produção e distribuição de uma vacina.
O PS defendeu hoje que a situação sanitária está sob controlo, com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a manter capacidade de resposta e com o indicador de contágios abaixo das estimativas do final de abril.
A Administração Regional de Saúde do Norte vai averiguar um caso denunciado na terça-feira à PSP de Viana do Castelo pela vereadora da CDU na Câmara, de alegado "abandono" de um idoso por uma unidade de convalescença local.
A Europa enfrenta hoje o segundo dia de uma onda de calor, com temperaturas de 35 graus em Espanha e Portugal e de 30 graus nos países escandinavos, o que dificulta as medidas de precaução relativas à covid-19.
O Presidente da República defendeu hoje que a situação de Portugal no âmbito da pandemia de covid-19 está "longe dos cenários de pré-rutura ou rutura" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), verificando-se uma tendência decrescente no número de mortes.
Um jardim infantil e uma creche de Fátima estão encerrados desde hoje como medida de precaução, uma vez que uma funcionária terá contactado com alguém do coro do Santuário, confirmou à agência Lusa a responsável.