A Associação 30 de Julho congratulou-se hoje por estarem em apreciação as novas tabelas de preços do regime convencionado da ADSE, defendendo que a sustentabilidade do sistema e a equidade entre beneficiários têm de ser asseguradas.
A Autoridade de Saúde Regional dos Açores e as entidades ligadas ao setor tauromáquico da ilha Terceira chegaram hoje a acordo para que se continuem a realizar touradas de praça na ilha no contexto da covid-19.
O PS vai organizar uma conferência com dirigentes nacionais e locais do partido, entre os quais o secretário-geral e o presidente, para debater formas de vencer a pandemia de covid-19, recuperar o país e construir o futuro.
Os médicos de saúde pública querem uma “avaliação exaustiva e independente” em relação ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, rejeitam responsabilidades nas situações clínicas encontradas e criticam os limites à comunicação direta com as populações.
O presidente da Câmara Municipal de Odivelas estimou hoje que o novo Centro de Saúde de Famões possa abrir portas em 2021, para servir 7.600 utentes, num investimento de cerca de 1,4 milhões de euros.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que os desempregados do turismo, uma das áreas mais atingidas pela crise gerada pela pandemia de covid-19, podem ser reconvertidos, com a formação necessária, como trabalhadores do setor social.
Um dos utentes do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, que estava infetado com covid-19, morreu na segunda-feira, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa.
O presidente da Câmara de Mora, no distrito de Évora, disse hoje ter “conhecimento” de “investigações em curso pelas autoridades policiais” sobre o surto de covid-19 na vila, que admitiu poder resultar de “incúria de alguém”.
A Ordem dos Médicos (OM) responsabilizou hoje o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo, pelos 162 casos de covid-19 detetados no lar de Reguengos de Monsaraz e criticou o governo pela gestão da situação.
O primeiro-ministro, António Costa, expressou hoje solidariedade às instituições sociais pela incompreensão de que têm sido vítimas, rejeitando, como cidadão, que estejam a “ser crucificados na praça pública” aqueles “que dão o melhor” no combate à pandemia.
A Inspeção Geral de Atividades de Saúde (IGAS) está a investigar o que sucedeu num lar em Reguengos de Monsaraz onde morreram 18 pessoas com covid-19, assunto que também está a ser averiguado pelo Ministério da Saúde.
O programa de reforço de recursos humanos em lares vai contratar mais 15 mil trabalhadores até ao final do ano, anunciou hoje o Governo, lançando ainda o programa PARES, um investimento de 110 milhões de euros em equipamentos sociais.
O Lar de São José, no Barreiro, registou hoje mais um morto por covid-19, depois de três óbitos ocorridos na semana passada, revelou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a analisar os moldes em que pode ser realizada a Festa do Avante! e aguarda mais documentos técnicos dos promotores comunistas antes de dar o seu parecer final.
A ministra da Saúde revelou hoje que atualmente há 69 lares com casos de covid-19, num total de 563 utentes e 225 funcionários infetados, mas considerou que a evolução em termos de casos de contágio é positiva.
A proposta da nova tabela de preços elaborada pela ADSE, negociada com os privados, prevê “aumentos significativos nos preços globais” dos atos de medicina dentária, segundo parecer preliminar do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) do instituto.
Os pais alertaram hoje que são precisas soluções que garantam que as crianças não ficarão sozinhas, caso surjam casos positivos de covid-19 nas escolas que obriguem ao confinamento.
Portugal tem atualmente 152 surtos de covid-19 e um índice de transmissibilidade efetivo (o chamado Rt) de 1,01, revelou hoje a ministra da Saúde em conferência de imprensa de atualização de informação sobre a pandemia.
Uma bebé de quatro meses morreu nas últimas 24 horas no Hospital da Estefânia, em Lisboa, devido a uma cardiopatia congénita agravada pela covid-19, revelaram hoje a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
As queixas por violência doméstica às autoridades policiais caíram 6,2% no segundo trimestre de 2020 face ao período homólogo de 2019 e o total de homicídios baixou 28,6%, de acordo com dados oficiais hoje divulgados.
Pais e encarregados de educação lamentaram hoje a falta de informações concretas sobre como irá funcionar o próximo ano letivo, lembrando que este “não é um problema exclusivo das escolas, mas também das famílias”.
Os Açores têm agora 18 casos ativos de covid-19, depois de um homem diagnosticado com a doença ter viajado para o continente, à revelia das autoridades, e de não terem sido detetados novos casos nas últimas 24 horas.
No próximo ano letivo, as cantinas devem funcionar durante períodos mais alargados para que os alunos possam almoçar em horários diferentes, recomenda a Ordem dos Nutricionistas, que sublinha a necessidade de assegurar refeições completas, mesmo em regime ‘take-away’.
Os 37 utentes da casa de repouso de Odivelas que testaram positivo à covid-19 vão permanecer na instituição por estarem reunidas as condições de segurança, disse hoje à agência Lusa o delegado de saúde do concelho.