O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, apelou hoje à Ordem dos Médicos para que peça aos profissionais de saúde para ajudarem os utentes dos lares de modo a não ficarem sem médicos.
Os Açores mantêm um total de 206 infeções por covid-19, uma vez que as 1.374 análises realizadas na região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos, e registaram uma recuperação, foi hoje anunciado.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, assegurou hoje que não houve “nenhuma recusa” por parte dos médicos de família do centro de saúde para tratar os doentes com covid-19 em Reguengos de Monsaraz.
O consórcio formado pela Sacyr Somague e Aberdeen lidera a fase preliminar de análise e avaliação das propostas para a construção e gestão do novo Hospital de Lisboa Oriental, com uma oferta de cerca de 270 milhões de euros.
O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que “infelizmente” tem-se assistido a “muitas incoerências e incongruências” nas medidas tomadas pela Autoridade Regional de Saúde para conter a covid-19 em eventos públicos no arquipélago.
Três dezenas de doentes angolanos em tratamento em Portugal queixaram-se hoje de passar fome devido aos atrasos nos apoios, que levou o proprietário das pensões onde moram a cortar a única refeição que recebiam, e exigiram explicações da embaixada.
Portugal regista mais cinco mortes relacionadas com a covid-19 e 123 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.
O primeiro-ministro vai reunir-se com a Ordem dos Médicos na terça-feira de manhã, disse à Lusa fonte do gabinete de António Costa, depois de aquela entidade ter hoje solicitado uma audiência urgente com o chefe do Governo.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 809.255 pessoas e infetou mais de 2,3 milhões em todo o mundo, desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
A Ordem dos Médicos (OM) solicitou, com caráter de urgência, uma audiência ao primeiro-ministro e considerou ofensivas as declarações de António Costa numa conversa privada com jornalistas do jornal Expresso.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) repudiou hoje as declarações do primeiro-ministro, numa curta conversa privada com jornalistas do Expresso, e pede respeito pelos médicos e o apuramento das responsabilidades no caso das mortes num lar em Reguengos.
Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, registou no domingo um novo teste positivo de covid-19, o que elevou para 33 o número de casos ativos do surto no concelho, informou hoje a câmara municipal.
Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em março de 2020, revela que 62% dos portugueses são obesos ou pré-obesos, número que tem vindo a aumentar de ano para ano.
Investigadores da John Hopkins, nos Estados Unidos, revelam que a obesidade aumenta o risco de vida em doentes infetados com o novo coronavírus, atingindo “mais os homens com idade inferior a 60 anos, com índice de massa corporal elevado”.
Onze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O PS considerou hoje “falsas” e “indecorosas” as afirmações do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), lembrando que foi emitido um despacho a determinar o seguimento clínico do doente com covid-19 que habite em lares.
O partido Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje inaceitável que o primeiro-ministro “afirme que as ordens profissionais não existem para fiscalizar o Estado” e pediu que assuma responsabilidades no caso de mortes por covid-19 num lar de Reguengos de Monsaraz.
A Direção-Geral da Saúde está a preparar um documento de apoio com orientações para os procedimentos a adotar nas situações em que forem detetados casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, informou hoje a diretora-geral.
O Ministério da Agricultura vai promover largadas de insetos parasitoides até ao início de outubro para combater a praga ‘Trioza erytreae', que afeta os citrinos, depois de uma fase experimental em 2019, anunciou hoje o Governo.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, diz que o mundo não pode simplesmente voltar às práticas anteriores à pandemia de covid-19 e que deve aproveitar a crise para recuperar as economias de forma “mais sustentável”.
A diretora-geral da Saúde admitiu hoje a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação contra a covid-19, mas considerou que ainda é cedo para tomar essa decisão.
A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) recomendou hoje que a campanha de vacinação contra a gripe comece mais cedo, no início de outubro, disponibilizando mais doses de vacinas, num ano de "motivo acrescido de preocupação" devido à covid-19.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que a definição dos grupos prioritários no acesso à vacina contra a covid-19 depende das características do medicamento, explicando que as diferentes vacinas poderão ter uma eficácia variável sobre diferentes grupos.