O Hospital de São João, no Porto, conta vacinar contra a covid-19 “mais 1.500” profissionais de saúde “esta semana”, chegando a “cerca de 4.000” vacinados, disse hoje o diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva.
A Câmara Municipal do Porto Santo, na Madeira, indicou hoje que o concelho apresenta risco de "transmissibilidade elevada" de covid-19 e defende a aplicação de medidas "mais restritivas" como o encerramento das escolas.
A ministra da Saúde angolana congratulou-se hoje com a doação de material de biossegurança e de testes à covid-19 feito pela União Europeia (UE), afirmando que o material vai ajudar na campanha nacional de vacinação, prevista para fevereiro.
O presidente do Chega admitiu hoje a necessidade de medidas restritivas para mitigar a propagação da covid-19, mas manifestou-se contra a renovação do estado de emergência devido às “absurdas restrições” no comércio.
O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) vai repetir o voto contra a renovação, por oito dias, do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e defender “outras soluções”, como o reforço do SNS e dos transportes públicos.
Dezanove doentes ficaram infetados com covid-19 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), estando a ser feitos testes a outros utentes e trabalhadores, e a serem reencaminhados todos os casos emergentes, disse hoje a administradora.
O número de casos covid-19 tem vindo a aumentar no Hospital de São João, no Porto, um reflexo de “algum laxismo” na época de festas que deve ser contrariado, alertou hoje o responsável pela urgência e medicina intensiva.
A Iniciativa Liberal (IL) deverá votar, por princípio, contra a renovação do estado de emergência devido à epidemia de covid-19, mas vai esperar se o Presidente tem em conta os pontos que considera “absolutamente excessivos” para tomar uma posição final.
O hospital de Portalegre “está a dar apoio” ao hospital de Évora, depois desta unidade ter anunciado que tem registado um “extraordinário aumento” de afluxo de doentes nos serviços devido à pandemia da covid-19.
O aumento de casos de covid-19 em Tavira levou a Autoridade Regional de Saúde a suspender as aulas presenciais do 2º e 3º ciclos e ensino secundário no concelho, confirmou à Lusa a presidente da Câmara, Ana Paula Martins.
Os profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários dispõem a partir de hoje de um manual da DGS que visa reforçar a promoção da alimentação saudável na sua prática clínica, melhorar a qualidade da intervenção e uniformizar procedimentos.
O Reino Unido tornou-se hoje no primeiro país a administrar a vacina desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, acelerando a campanha de vacinação iniciada em dezembro contra a pandemia de covid-19.
Um surto de covid-19, detetado em dezembro, infetou 39 utentes e 15 funcionários no Lar-Sede da Santa Casa da Misericórdia de Soure, em Coimbra, e já causou uma vítima mortal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir hoje todos os partidos com assento parlamentar, depois de ter anunciado que pretende renovar o estado de emergência por apenas oito dias, em vez dos habituais 15.
A vacinação nos lares de idosos arranca hoje em Portugal continental, em Mação, Santarém, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
A proibição de circulação entre concelhos em todo o território continental terminou hoje às 05:00, após o fim de semana prolongado de passagem de ano, mas mantém-se o recolher obrigatório nos territórios de maior risco de transmissão da covid-19.
O primeiro-ministro, António Costa, considera que foi correta a opção tomada pela ‘task force’ técnica de não começar a vacinação pelos primeiros-ministros ou presidentes, como aconteceu em outros países.
O representante da República para os Açores, Pedro Catarino, louvou o “espírito cívico” dos açorianos durante a pandemia de covid-19 e apelou, na mensagem de Ano Novo, a um “esforço conjunto” para o seu combate em 2021.
O diretor do África CDC, John Nkengasong, estimou hoje que a vacinação para a covid-19 no continente comece apenas em abril de 2021, apontando dificuldades de financiamento e disponibilidade de vacinas.
O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, afirmou hoje que serão aplicadas cinco mil vacinas em dez dias, em São Miguel e Terceira, na primeira fase de vacinação contra a covid-19 na região.
Os procedimentos da vacinação contra a covid-19 em Portugal, incluindo o armazenamento e administração das vacinas, terão em 2021 uma despesa autorizada de até 195,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.
África registou mais 693 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19, para um total de 64.760 desde o início da pandemia, e 30.262 novos casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, segundo dados oficiais.
As autoridades chinesas deram hoje pela primeira vez luz verde à comercialização de uma das vacinas contra a covid-19 desenvolvidas no país, pela Sinopharm e a subsidiária Instituto de Produtos Biológicos de Pequim.
Termina hoje o prazo para os proprietários de espaços públicos fechados introduzirem as alterações impostas pela nova lei do tabaco, já que se torna totalmente proibido fumar naqueles estabelecimentos a partir de 01 de janeiro, salvo algumas exceções.