Doze instituições privadas prestadoras de cuidados de saúde apelaram hoje a uma intervenção do Presidente da República para impedir a legalização da eutanásia, que dizem ignorar pareceres e desrespeitar os profissionais e instituições que combatem a Covid-19.
A Assembleia da República vai debater e votar hoje o decreto presidencial que prolonga o estado de emergência até 14 de fevereiro e que permite a proibição ou limitação de aulas presenciais e restrições à circulação internacional.
Gabinetes, salas de espera e até o refeitório do Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, estão a ser transformados em enfermarias para doentes covid-19, no combate a uma vaga da pandemia que atinge o país em força.
O filantropo Bill Gates estima que o mundo deve preparar-se desde já para a próxima pandemia, como se se preparasse para uma guerra, o que deve implicar investimentos de dezena de milhares de milhões de dólares por ano.
A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) denunciou que há enfermeiros a serem pressionados a ir trabalhar sem opção viável de acompanhamento dos filhos e reivindica que as crianças possam continuar a ir para as escolas que frequentam.
A Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (APROSOC) denunciou, através de um comunicado, a vacinação profissionais não prioritários no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que já veio hoje a público negar as acusações.
Duas técnicas dos centros de acolhimento de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo criados pela Câmara de Lisboa, no âmbito da pandemia de covid-19, queixaram-se hoje de muitos destes profissionais terem sido descartados.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte apelou hoje à população para apenas recorrer de ambulância ao serviço de urgência dedicado ao SARS-CoV-2 do Santa Maria "em situações justificadas”, já que a unidade tem registado “picos de afluência”.
O primeiro-ministro advertiu hoje que os "momentos de tensão" por causa da epidemia vão durar mais algumas semanas e assumiu que não teria aligeirado medidas no Natal se já se conhecesse o impacto da variante inglesa.
O Presidente da República incluiu no diploma de renovação do estado de emergência uma norma para salvaguardar que pode haver tratamento de dados pessoais na medida do indispensável em caso de ensino não presencial, ou seja, à distância.
O primeiro-ministro afirmou hoje que não acredita que as aulas presenciais possam ser retomadas no espaço de 15 dias face à evolução da situação epidemiológica do país e adiantou que a alternativa será o ensino "online".
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF) reuniram-se hoje para esclarecer as regras sobre a covid-19, face ao agravar da pandemia, mantendo a confiança nos procedimentos em vigor.
O projeto de renovação do estado de emergência que o Presidente da República enviou hoje para o parlamento permite mobilizar profissionais de saúde reformados, reservistas ou formados no estrangeiro.
O Presidente da República repõe no projeto de renovação do estado de emergência restrições à liberdade de aprender e ensinar que já vigoraram entre abril e maio, incluindo a possibilidade de proibição ou limitação de aulas presenciais.
O projeto de renovação do estado de emergência enviado hoje pelo Presidente da República para o parlamento permite, no âmbito das restrições à circulação internacional, suspender ou limitar chegadas a Portugal de certas origens.
O Presidente da República propôs hoje ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 14 de fevereiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.
O Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) transferiu, entre a terça-feira e hoje 102 pacientes para outras unidades hospitalares, na sua maioria doentes infetados com a covid-19, indicou a assessoria do hospital.
A Segurança Social terminou o ano de 2020 com um excedente de 2.120 milhões de euros, uma descida de 701,6 milhões de euros face a 2019, anunciou hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O parlamento açoriano aprovou hoje cinco recomendações ao executivo regional sobre apoios extraordinário aos idosos, no âmbito da pandemia de covid-19, que incluem a reativação da linha de apoio psicológico e da campanha de monitorização de bem-estar.
O Instituto Butantan, vinculado ao estado de São Paulo, informou hoje que irá exportar 54 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Coronavac caso o Ministério da Saúde brasileiro não sinalize, até ao final da semana, interesse na aquisição.
O Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, apontou hoje “diversas insuficiências” ao modelo de gestão e liderança da pandemia de covid-19, afirmando que o que tem sido feito é “correr atrás do prejuízo”.
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores anunciou hoje que foram criadas duas equipas de prontidão, uma em São Miguel, outra na Terceira, para atuar em caso de surtos de covid-19 em estruturas residenciais para idosos.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem hoje 144 ‘doentes covid-19’ internados em enfermaria, dos quais 138 estão no Hospital de Abrantes e quatro crianças estão na pediatria de Torres Novas.
A Madeira registou hoje 106 novos casos de covid-19, 97 recuperações e 261 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.955.