Um pavilhão arrendado pela Câmara de Évora vai ser cedido ao hospital para a instalação de uma enfermaria covid-19, depois de a unidade hospitalar ter deixado de receber novos casos devido ao aumento de afluxo nos seus serviços.
O primeiro-ministro, António Costa, e a chanceler germânica, Angela Merkel, assumiram hoje como objetivo prioritário "manter um ritmo elevado" na vacinação contra a covid-19 em todos os Estados-membros da União Europeia.
A libertação da hormona prolactina durante a ejaculação poderá não ser o principal fator responsável pelo período refratário dos homens, sugere um estudo de investigadoras da Fundação Champalimaud publicado hoje e que contraria uma teoria dominante.
O primeiro-ministro, António Costa, recebe na terça-feira o presidente do Conselho Europeu para uma reunião de trabalho, na qual participará também o Ministro dos Negócios Estrangeiros, num programa que inclui ainda uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos.
O número de pessoas com covid-19 do surto no Lar Nossa Senhora das Candeias, em Mourão, no distrito de Évora, subiu para 70 e registaram-se três óbitos entre os utentes, revelou hoje fonte da câmara municipal.
Os seis distritos abrangidos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram, entre a semana do Natal e o Ano Novo, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, e Braga subiu 57%.
A Câmara da Régua vai investir 3,5 milhões de euros no Hospital D. Luiz I, que reabrirá com um “modelo inovador” que agrega serviço de atendimento complementar urgente e unidades de saúde familiar, de cuidados continuados e convalescença.
O número de óbitos no surto de covid-19 existente num lar em Cabeção, no concelho de Mora (Évora), subiu para 16, com a morte de mais uma utente, revelou hoje a direção da instituição.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 69 novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, tendo sido realizadas 631 análises nos laboratórios de referência da região.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) defendeu hoje que devem ser incluídos no plano nacional de vacinação contra a covid-19 os médicos em regime de prestação de serviço no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O hospital de Beja está a apoiar o hospital de Évora na resposta a infetados e suspeitos de infeção por covid-19, uma vez que aquela unidade deixou de receber novos casos devido ao aumento de afluxo nos seus serviços.
Vinte cinco concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 14 e 27 de dezembro, menos um em relação aos dados anteriores.
A vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos no continente arrancou hoje em Mação, tendo sido uma utente de 100 anos a receber a primeira das 112 vacinas a administrar em duas instituições deste concelho.
O Bloco de Esquerda (BE) voltou hoje a insistir na necessidade de reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da renovação do estado de emergência devido à pandemia da covid-19.
Cientistas na África do Sul estão a realizar testes com urgência para averiguar se as vacinas contra a covid-19 são eficazes para combater a variante do vírus detetada no país.
A Agência Europeia de Medicamentos indicou que poderá pronunciar-se ainda hoje sobre a vacina da farmacêutica Moderna contra a covid-19, antecipando uma declaração em dois dias.
O PCP vai voltar a votar contra a renovação do estado de emergência devido à covid-19, considerando que “há estado de emergência a mais e medidas a menos” para combater a crise, disse hoje Jerónimo de Sousa.
Portugal contabiliza hoje mais 78 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.369 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Lar de Misericórdia de Miranda do Douro registou hoje a primeira morte associada à covid-19, tratando-se de um homem de 93 anos que tinha outras patologias associadas, disse à Lusa a provedora da instituição.
O número de óbitos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo (Évora), subiu para 16, com a morte de mais dois utentes, revelou hoje o provedor.
O CDS-PP vai voltar a abster-se na renovação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19, justificando que não aprova medidas restritivas que desconhece, apesar de reconhecer necessidade de um prolongamento.
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) admitiu hoje que “é sensato” renovar do estado de emergência “profilático”, por oito dias, para fazer face à epidemia de covid-19.
O PSD criticou hoje a administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) devido à "rutura da capacidade de resposta" para doentes com o vírus da covid-19 e casos suspeitos e exigiu "respostas e soluções".
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.843.631 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.