A funcionar há ano e meio, o projeto RIPA encontrou uma forma inovadora de chegar às doentes com anorexia, dos 14 aos 60 anos, ajudando-as a reconciliarem-se com o corpo, mantendo a ligação com a família no internamento.
O Governo da Madeira considera que as medidas de incentivo para atrair e fixar médicos no Serviço Regional de Saúde (Sesaram) tomadas nos últimos anos tiveram efeitos positivos, embora reconheça dificuldades em especialidades como pedopsiquiatria e radiologia.
Na mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, onde vivem pouco mais de 400 pessoas, o único médico do quadro faz prevenção 24 horas por dia, tem vagas todos os dias e já faz parte da família.
Os Açores têm incentivos à fixação de médicos, que incluem acréscimos remuneratórios entre 35 a 55%, por um período máximo de cinco anos, e apoios à renda e a deslocações, que abrangem também familiares.
Alguns jovens médicos naturais dos Açores e Madeira preferem trabalhar nos arquipélagos por motivos familiares e pela “qualidade de vida”, mas há os que optam por outros destinos, no país e no estrangeiro, procurando melhores condições de trabalho.
O ‘walking football’ ou, em português, futebol a andar, é uma nova modalidade desportiva que tem vindo, nos últimos anos, a ganhar cada vez mais adeptos, à medida que a idade média dos portugueses vai aumentando.
As Ilhas Cook anunciaram a assinatura de uma "parceria estratégica" com a China, mas afirmaram que esta "não substitui" as relações com os vizinhos do Pacífico, região onde Pequim está a expandir a sua influência.
O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, afirmou que é necessário identificar os responsáveis pelos grupos de crime organizado do Haiti e quem beneficia do caos atual no país.
Os casos de cólera em Angola continuam a aumentar, com 144 novos infetados e sete mortos nas últimas 24 horas, segundo dados governamentais que apontam para quase quatro mil infetados desde que foi identificado o surto.
O Presidente de São Tomé e Principe disse hoje que o pais já pagou as quotas em atraso à União Africana e está empenhado no cumprimento das suas obrigações.
Os médicos que estão a tratar o Papa Franciso recomendaram hoje "repouso absoluto" ao chefe da igreja católica, na sequência do internamento hospitalar, na sexta-feira, para tratar uma infeção das vias respiratórias.
A polícia angolana dispersou hoje a manifestação contra a fome, pobreza e o desemprego, que estava agendada para este sábado, em Luanda, com disparos de gás lacrimogéneo e “várias detenções”, disseram alguns ativistas.
Antigos mineiros de urânio alertaram para as consequências de uma mina a céu aberto no ambiente e na saúde hoje, em Covas do Barroso, Boticas, onde se juntaram à luta da comunidade contra a exploração de lítio.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra revelou hoje que realizou na sexta-feira a cirurgia robótica de Urologia número 100, após seis meses do início desta prática que começou exatamente nessa especialidade.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de cerca de 1.500 litros de óleo alimentar, no âmbito de uma operação de combate à fraude alimentar que resultou na constituição de um arguido.
Quatro dos nove prisioneiros palestinianos hoje libertados por Israel em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, foram transferidos para o hospital, informou em comunicado o serviço de urgência Crescente Vermelho.
O Papa Francisco passou tranquilamente a noite no hospital Gemelli, em Roma, onde está a ser tratado a uma infeção das vias respiratórias, depois de ter sido internado na sexta-feira devido a uma bronquite.
Devolver alguma beleza a espaços vazios é o que se propõe fazer o “jardineiro irrequieto” Nuno Prates que, desde há cinco anos, trata de canteiros fronteiros a prédios na cidade de Lisboa replicando Jardins de Plantas Doadas.
A consultora Oxford Economics reviu em alta a previsão de inflação em Angola este ano, de 19,2% para 20%, antevendo também um enfraquecimento da moeda local, com um dólar a valer 927,6 kwanzas.
A embaixadora da Palestina em Lisboa, Rawan Sulaiman, manifestou-se hoje confiante que Portugal se juntará, em breve, aos países que reconhecem o Estado palestiniano.
Cada vez mais portugueses residentes em zonas próximas a Espanha estão a ir a consultas privadas e a fazer tratamentos médicos do outro lado da fronteira, onde há mais médicos disponíveis e o atendimento é mais rápido.
Com apenas um médico durante a semana e outro aos fins de semana, a população de Barrancos, distrito de Beja, tem de procurar alternativas quando não tem clínico e até recorre a Espanha, ali a dois passos.
O presidente da Câmara de Barrancos, Leonel Rodrigues, propõe a criação de uma equipa de profissionais de saúde que possa assegurar assistência médica 24 horas por dia, de forma rotativa, às populações de vários concelhos da região.
No interior do distrito de Leiria, num território que parece mirrar devido ao despovoamento e envelhecimento da população, um médico de família criou raízes no concelho de Alvaiázere há 40 anos e só sai para a reforma.