O concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, nos Açores, passou hoje para o nível de "alto risco" epidemiológico, contando atualmente com 22 casos ativos de covid-19.
Portugal registou hoje 21 mortes relacionadas com a covid-19 e 485 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Cerca de 85% dos países que estão a ser avaliados pelo Banco Mundial têm planos de vacinação contra a covid-19, mas apenas um quarto desenvolveu estratégias de mobilização social para encorajar as pessoas a serem vacinadas.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, insistiu hoje na necessidade de "uma majoração na atribuição das vacinas" contra a covid-19 "aos Estados membros com Regiões Ultraperiféricas" (RUP).
O número de novos casos de covid-19 diagnosticados nos Açores decresceu hoje face aos últimos dias, com seis novas infeções em São Miguel, mas há mais três doentes internados, de acordo com a Autoridade de Saúde Regional.
O Movimento +Saúde para o Hospital de Lorvão, de Penacova, criticou hoje a entrega do monumento a uma empresa hoteleira e voltou a defender a sua transformação em unidade de cuidados continuados (UCC).
A colaboração entre Serviço Nacional de Saúde (SNS) e hospitais privados deveria ter sido mais intensa em 2020, face às necessidades de saúde criadas pela pandemia de covid-19, disse hoje o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).
A Comissão Europeia vincou hoje que a campanha de vacinação contra a covid-19 “não está, de todo, a falhar”, apesar dos problemas na produção e entrega de fármacos como da AstraZeneca, cuja utilização foi suspensa nalguns países.
O parlamento espanhol aprovou hoje a lei que legaliza a eutanásia, que entra em vigor daqui a três meses, mas as formações de direita Partido Popular e Vox, que votaram contra, já anunciaram que vão recorrer ao Tribunal Constitucional.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.682.032 no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela a agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais às 11:00.
A diretora regional da OMS para África afirmou hoje que é previsível uma terceira vaga de covid-19 em vários países nas próximas semanas e encorajou os Estados a continuarem as suas campanhas de vacinação, sem pausas.
Um projeto liderado pela Universidade de Coimbra está a estudar ‘mensageiros' que podem definir o estado de saúde da pessoa, abrindo "um portãozinho de um portal enorme" para uma forma precoce de antecipação da doença.
A Organização Mundial da Saúde Europa afirmou hoje que os benefícios da vacina da Astrazeneca contra a covid-19 “ultrapassam muito os seus riscos”, notando que a sua suspensão em alguns países mostra que “a vigilância funciona”.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse hoje perante o Parlamento Europeu que o pacote de recuperação 'NextGenerationEU' acordado pela União Europeia para superar a crise da covid-19 “deve tornar-se operacional sem demoras”.
Os bancos de jardins da cidade do Porto encheram-se esta semana com reformados, casais de namorados, estudantes, músicos e ‘babysitters’ com bebés, e todos se congratulam pela suspensão da proibição de estar em parques devido à covid-19.
O parlamento espanhol deverá aprovar hoje definitivamente a legalização da eutanásia, fazendo de Espanha um dos poucos países do mundo a autorizar que um doente com uma doença incurável decida morrer para pôr fim ao seu sofrimento.
Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a que a Lusa teve hoje acesso, revelou que nove em cada 10 portugueses aceitam aderir à vacina contra a covid-19.
O Governo estendeu até 31 de dezembro a admissibilidade de documentos como atestados médicos de avaliação de incapacidade que expirem este ano e a cartões de cidadão, certidões, licenças e autorizações cuja validade tenha terminado há 15 dias.
No aniversário do primeiro confinamento em França, a comunidade portuguesa classifica os últimos 12 meses como "complicados", "difíceis" e de "choque", sobretudo na falta de convívio e de contacto social entre os portugueses radicados em França.
O Conselho da Europa defendeu hoje o envolvimento de peritos em Direitos Humanos e antidiscriminação na elaboração das medidas de resposta à pandemia de covid-19, que exacerbou desigualdades e atingiu desproporcionalmente grupos que já eram vulneráveis.
O Conselho da Europa destacou hoje o impacto dominante da covid-19 nas questões das desigualdades sociais, do racismo, da discriminação e da homofobia em 2020, alertando que a crise pandémica provocou um “retrocesso geral” dos direitos no velho continente.
Dos espargos Andrew Pelling fez um implante natural da medula espinal que conseguiu restaurar movimentos num ratinho paralisado: a experiência é relatada pelo investigador canadiano num vídeo que será exibido numa conferência que hoje começa em formato digital.
Uma em cada duas pessoas no mundo discrimina em função da idade, segundo um relatório das Nações Unidas (ONU) divulgado hoje, com recomendações aos Governos para que adotem medidas jurídicas e sociais para combater estes preconceitos.
O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da ‘task force’ para a vacinação para a covid-19, defende que o envolvimento militar na atual pandemia vai ser decisivo para o surgimento de um "novo conceito” das Forças Armadas (FA).