O primeiro-ministro defendeu hoje que o combate à epidemia de covid-19 está a evoluir de forma positiva no país e que as conclusões dos especialistas habilitam o Governo a tomar decisões sobre o plano de desconfinamento.
A Madeira já administrou 81.673 vacinas contra a covid-19 desde 31 de dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que 60.077 correspondem à primeira dose e 21.596 à segunda dose.
O PS defendeu hoje que há condições para Portugal avançar para a última fase do plano de desconfinamento a partir de 03 de maio e admitiu o fim do estado de emergência no fim deste mês.
O eventual fim do estado de emergência em Portugal é uma decisão da competência do Presidente da República, frisou hoje Marta Temido, que assumiu ainda assim que a atual situação da pandemia de covid-19 “é favorável”.
Portugal está "confiante" que a cimeira UE-Índia terá uma "importância considerável" que "não pode ser subestimada" na relação entre as regiões, mesmo decorrendo em formato virtual, admitiu hoje o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu hoje que as entregas das farmacêuticas e os limites de idade para administração em duas das quatro vacinas disponíveis (AstraZeneca e Janssen) “podem condicionar o plano de vacinação contra a covid-19.
O coordenador da ‘task force’ para o plano de vacinação admitiu hoje que a limitação de idade a dois tipos de vacinas pode condicionar a utilização de meio milhão de vacinas no segundo trimestre e 2,7 milhões no terceiro trimestre.
A taxa de mortalidade infantil em Portugal em 2020 foi a mais baixa de sempre, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), que registou 205 mortes de crianças com menos de 1 ano.
A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 3.122.150 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.
O Presidente da República saudou hoje o "progresso na vacinação" contra a covid-19 em Portugal, com "adesão crescente dos portugueses", e a decisão de "privilegiar a primeira dose" quando por motivos de escassez é preciso optar.
O número de nascimentos em 2020 diminuiu em relação a 2019 e o número de mortes em Portugal aumentou, fazendo agravar pelo 12º ano consecutivo o saldo natural negativo, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística.
A prevalência da variante do SARS-CoV-2 do Reino Unido continua a aumentar em Portugal, rondando já os 90% do total de casos de covid-19, estimou hoje o investigador do INSA João Paulo Gomes.
Um consórcio de 26 centros de investigação começou a recrutar participantes para o maior ensaio clínico para tratar casos ligeiros de covid-19 em 13 países africanos, incluindo os lusófonos Moçambique e Guiné Equatorial.
O nível de confiança dos portugueses na capacidade de resposta dos serviços de saúde à covid-19 e às outras patologias está a recuperar, revelou hoje a diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Carla Nunes.
O Presidente da República agradeceu hoje a todas as equipas de especialistas que participaram nas sessões sobre a situação da covid-19 a ajuda que têm dado aos decisores políticos ao longo de mais de um ano.
A probabilidade de um doente morrer por covid-19 baixou em Portugal de 4%, nos primeiros dois meses da pandemia, para 0,5%, revelou hoje o epidemiologista Henrique Barros.
O Presidente da República vai falar ao país hoje, pelas 20:00, depois de ouvir os partidos sobre o possível fim do estado de emergência, que já disse esperar que terminasse no fim deste mês.
O secretário da Saúde dos Açores determinou a abertura "de processos disciplinares e de um inquérito para o cabal apuramento" de uma alegada vacinação indevida no centro de inoculação de Ponta Delgada, em São Miguel, foi hoje anunciado.
Seis casos da variante indiana de covid-19, responsável por um surto na Índia, foram detetados na última semana em Portugal, anunciou hoje o investigador João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
O PS/Açores considerou hoje ser urgente que o Governo Regional indique se os concelhos com mais casos de covid-19 vão ser prioritários na vacinação, adotando assim "um critério semelhante" ao do continente.
O índice de transmissibilidade (Rt) e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 registaram uma estabilização em Portugal nas últimas duas semanas, afirmou hoje o investigador Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
A região Norte mantém uma tendência crescente na infeção por SARS-Cov-2, mas inferior aos 120 casos /100 mil habitantes, e no Algarve a incidência tem diminuído, mas ainda com valores acima da média nacional, segundo os dados hoje divulgados.
O Presidente da República ouve hoje os partidos sobre o possível fim do estado de emergência, que já disse esperar que terminasse nesta sexta-feira, 30 de abril, o que fez depender dos dados da covid-19 em Portugal.
O Presidente da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro e representantes dos partidos reúnem-se hoje com peritos de saúde pública de várias instituições para uma análise da evolução da pandemia da covid-19 no país.