O Norte e o Algarve são as únicas regiões do país com um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV2 inferior a 1, com o Alentejo apresentar o maior crescimento, passando dos 0,92 para os 1,16.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em adolescentes dos 12 aos 15 anos, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) lamentou hoje a promulgação, pelo Presidente da República, do diploma que transfere do Ministério da Agricultura para o Ministério do Ambiente a responsabilidade pelo bem-estar dos animais de companhia.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que o Governo deve adaptar a matriz de risco à situação epidemiológica do país, alegando que o modelo em vigor “foi vítima do sucesso da vacinação” contra a covid-19.
A ministra da Saúde manifestou hoje preocupação com a situação epidemiológica da covid-19 em Lisboa e adiantou que, a manter um número elevado de casos, as medidas a aplicar serão iguais às de “qualquer outro território”.
Portugal registou uma morte relacionada com a covid-19 e 598 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal tem hoje 18 concelhos com incidência do novo coronavírus superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, menos três que os registados há uma semana.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal manteve-se em 1,07 e a taxa de incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 59,6.
O coordenador da ‘task force’ afirmou hoje que, a partir de agora, a estratégia de vacinação contra a covid-19 será mais virada para “libertar a economia”, uma vez que a missão de proteger os mais idosos está “praticamente terminada”.
O Presidente da República alertou hoje que há outros direitos fundamentais a defender, devido à pobreza e falências resultantes da gestão da crise sanitária, num momento em que os riscos da covid-19 para a saúde parecem descer.
A proposta de adaptação do plano de desconfinamento elaborada pela equipa de especialistas liderada pela investigadora Raquel Duarte, da Universidade do Porto, prevê que os eventos interiores possam deixar de ter limitação de lotação no nível máximo.
O concelho de Lisboa teve nas últimas três semanas 3,28 vezes mais casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 do que o esperado, afirmou hoje a investigadora Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública.
Portugal pode perder 3,6 milhões de vacinas devido à vacina da Janssen só poder ser administrada a maiores de 50 anos, alertou hoje o coordenador da 'task force' para o plano de vacinação contra a covid-19.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 19 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e 26 pessoas recuperaram da doença na maior e mais populosa ilha açoriana, segundo o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.
O plano de desconfinamento da pandemia de covid-19 pode passar a contar com três novos níveis, se for acolhida a proposta hoje apresentada pela equipa de especialistas liderada pela investigadora Raquel Duarte, da Universidade do Porto.
Nove em cada 10 casos de covid-19 ocorridos em Portugal são causados pela variante detetada Reino Unido, segundo dados do INSA, que apontam para “um ligeiro decréscimo” da presença desta variante no país.
Um estudo sobre o impacto da pandemia no diagnóstico e tratamento dos doentes oncológicos registou uma diminuição de cerca de 40% de casos no IPO-Porto e verificou, entre os tumores com pior prognóstico, um risco 50% maior de morte.
A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 3.513.088 mortos no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da AFP até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.
O grupo de peritos que aconselha o Governo sobre a epidemia da covid-19 defendeu hoje que deve manter-se a matriz de risco das "linhas vermelhas" de avaliação da incidência acumulada de casos e de índice de transmissibilidade (Rt).
Portugal pode estar a viver um momento de viragem na pandemia de covid-19 para uma situação de doença endémica, disse hoje o epidemiologista Henrique Barros, que salientou que atualmente a infeção já tem uma menor circulação na população.
O número de mortes mensais aumentou 21,9% no primeiro ano de pandemia, situando-se nos 11.170 óbitos, que, conjugado com uma diminuição dos nascimentos, agravou o saldo natural negativo da população, segundo o INE.
Ganhos em tempo e dinheiro, bem como evitar a duplicação de exames, são vantagens do e-MCDT, um projeto que a Administração de Saúde Regional do Norte (ARS-N) criou para centralizar a leitura e partilha de radiografias, foi hoje divulgado.
A variante do SARS-CoV-2 associada à Índia representa quase 5% dos casos de covid-19 em Portugal, estando já em nove distritos e 13 concelhos do país, revelou hoje o investigador do INSA João Paulo Gomes.
Portugal registou desde janeiro 272 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em pessoas com a vacinação completa, mas apenas 15 hospitalizações e zero mortes, adiantou hoje o diretor de serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde (DGS).