A China está a preparar-se para analisar amostras de sangue de residentes da cidade de Wuhan, antes de o primeiro surto de covid-19 ter sido detetado, em dezembro de 2019, informou hoje um jornal de Hong Kong.
Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou hoje que a absorção pelo tecido económico, empresarial e social do valor da ciência e da atividade dos cientistas ainda está por “conquistar e consolidar” em Portugal.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que o “excelente ritmo da vacinação” contra a covid-19 na região tem de ser “obviamente” tido em conta na definição das restrições para controlar a pandemia.
O presidente do Conselho Português para o Cérebro realçou hoje, em Coimbra, que um dos principais desafios na esclerose múltipla passa pelo diagnóstico precoce, notando que o problema não está nos meios auxiliares, mas na desvalorização de sintomas.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 450 litros de gelados na sequência dos alertas relativos à presença de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno nalguns géneros alimentícios.
A Associação Jornada Principal (AJP) considerou que o estudo hoje apresentado, e que exclui relação entre aterro da Recivalongo, em Valongo, e insetos "prejudiciais para a saúde", foi feito por “encomenda” e contém “conclusões enviesadas”.
O diretor de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje que “embora seja importante celebrar vitórias”, a sociedade deve ser “humilde” perante o novo coronavírus, porque “o aparecimento de novas variantes pode mudar o jogo”.
A Madeira registou 28 novos casos de covid-19 e 16 recuperações, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 225 e que há cinco doentes hospitalizados.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou hoje a inclusão da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), uma doença neurológica rara, como um “efeito indesejável muito raro” associado à toma da vacina da Janssen contra a covid-19.
O número de concelhos da Área Metropolitana do Porto sob risco muito elevado de incidência de covid-19 passou de quatro para 10 numa semana, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa todos os municípios permanecem no grupo com medidas mais restritivas.
O estado de calamidade vai ser renovado no início de agosto na Madeira porque a crise da pandemia da covid-19 não está ultrapassada, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
Portugal aproxima-se do momento de mudar políticas em relação à pandemia, atendendo à percentagem de população vacinada, disse hoje a ministra Mariana Vieira da Silva, depois de questionada sobre a possibilidade de reabrirem as discotecas.
O diretor de serviço de medicina intensiva do Hospital de São João, Porto, defendeu hoje a aceleração da vacinação de jovens e adolescentes “idealmente antes do início do ano letivo”, medida acompanhada da manutenção de cuidados individuais de proteção.
A situação da pandemia de covid-19 em Portugal mantém-se no vermelho, de acordo com a matriz de desconfinamento do Governo, mas “menos denso” por força da redução do índice de transmissibilidade (Rt), afirmou hoje a ministra da Presidência.
A Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 foi hoje aprovada em Conselho de Ministros, tornando-se Portugal no primeiro país europeu a fazê-lo depois da aprovação da estratégia europeia, em março.
O Governo prolongou hoje a situação de calamidade em Portugal continental até 08 de agosto, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.
Cento e dezasseis dos 278 concelhos de Portugal continental (41,7%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00, anunciou hoje o Governo.
A União Europeia (UE) vai, este ano, doar mais de 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países de baixo rendimento, anunciou hoje a Comissão Europeia, quando metade dos europeus tem já a vacinação completa.
Sapadores florestais protestaram hoje de manhã junto ao Ministério do Ambiente, em Lisboa, para exigir o reconhecimento da carreira e a redução da precariedade.
Pelo menos 50 migrantes indocumentados, em estado debilitado devido a dois meses de greve de fome em Bruxelas, estão hospitalizados desde quarta-feira, revelou hoje a organização não-governamental Médicos do Mundo (MdM).
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu hoje ser necessário "trabalhar em diálogo" para transformar os “desentendimentos de circunstância” entre a administração e os trabalhadores do Hospital de Ponta Delgada num “entendimento estrutural”.
O ritmo da vacinação contra a covid-19 em África deverá aumentar cinco ou seis vezes para imunizar pelo menos os 10% mais vulneráveis da população, até ao final de setembro, disse hoje a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, advertiu hoje que o rápido aumento de casos de covid-19 devido à variante Delta representa "uma fonte crescente de incerteza" para a economia da zona euro.