A presidência portuguesa da União Europeia, que promove hoje uma reunião de emergência sobre a estratégia de vacinação comunitária após a divulgação das conclusões sobre o fármaco da AstraZeneca, espera uma “posição conjunta” dos 27 para combater a desinformação.
A ministra da Saúde afirmou hoje que a pandemia da covid-19 é “marcadamente desigual”, com as infeções do vírus SARS-CoV-2 a atingir em maior número as pessoas em situação mais vulnerável.
A Ordem dos Enfermeiros não recebeu qualquer denúncia de profissionais da Madeira desde o início da pandemia de covid-19, revelou hoje a bastonária, Ana Rita Cavaco, sublinhando que a situação no arquipélago é "muito melhor" do que no continente.
O primeiro-ministro afirmou hoje que todos os estados membros da União Europeia devem respeitar as decisões da Agência Europeia do Medicamento (EMA), relativamente à vacina da AstraZeneca, e evitar tomar decisões unilaterais.
O Governo nomeou nova administração para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que reúne os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, mantendo Margarida França como presidente, revelou hoje fonte hospitalar.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) disse hoje que a União Europeia (UE) terá “em conta” a recomendação de especialistas britânicos que sugeriram alternativas à administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 para menores de 30 anos.
A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) apelou hoje à criação de um Fórum de Alto Nível no sentido de procurar respostas para as “situações de grande desigualdade” no acesso a novos medicamentos na Europa.
O regulador europeu vai discutir hoje ao fim da tarde “o impacto” na estratégia de vacinação da União Europeia (UE) das conclusões divulgadas sobre a vacina da AstraZeneca, dada a possível relação com a formação de coágulos sanguíneos.
A vacina chinesa CoronaVac tem 50% de eficácia contra a P.1, estirpe brasileira do coronavírus identificada pela primeira vez em Manaus, na capital do estado do Amazonas, segundo um estudo que contou com a participação de mais de 67 mil pessoas.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) comparou hoje o risco de formação de coágulos sanguíneos após a toma da vacina da contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca ao da toma de contracetivos hormonais como a pílula.
O bastonário da Ordem dos Psicólogos (OP), Francisco Miranda Rodrigues, alertou hoje que a pandemia de covid-19 agravou as desigualdades no acesso à saúde mental.
As autoridades britânicas devem oferecer uma vacina alternativa à AstraZeneca contra a covid-19 às pessoas com menos de 30 anos devido aos sinais crescentes de que pode provocar tromboembolismos, anunciou o organismo de apoio ao Governo.
A Serum Institute of India (SII), maior fabricante de vacinas do mundo, anunciou hoje que precisa de ajuda estatal para fazer frente ao défice gerado pelas restrições às exportações e pelo aumento de novos casos de covid-19 na Índia.
O estado alemão da Baviera negociou um “contrato preliminar” para receber em breve 2,5 milhões de doses da vacina russa Sputnik V contra a covid-19, sujeito à aprovação do regulador europeu, anunciou hoje o líder regional, Markus Soder.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu hoje que existe uma “possível relação” entre a vacina da contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca e a formação de “casos muito raros” de coágulos sanguíneos, mas insistiu nos benefícios do fármaco.
O índice de transmissibilidade nacional (Rt) do novo coronavírus em Portugal subiu hoje para 1,01 e a incidência nacional aumentou para 64,3 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, segundo dados oficiais.
Pelo menos 90% das pessoas residentes nos lares de idosos e nas unidades de cuidados continuados já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, revela o último relatório do estado de emergência.
O concelho de Vila Franca do Campo registou 24 casos nas últimas 24 horas, metade dos registados nos Açores (48), todos na ilha de São Miguel, divulgou hoje a Autoridade de Saúde.
O Chega questionou hoje o Governo sobre as vacinas anti-covid-19 da farmacêutica AstraZeneca e responsabilizou a ministra da Saúde por eventuais consequências adversas da sua aplicação em Portugal.
Cerca de 17 mil pessoas, entre utentes e funcionários, de 376 centros de atividades para pessoas com deficiência, vão ser testadas à covid-19 durante esta semana, disse hoje à Lusa a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 663 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2, com o número de internados inferior a 500 pela primeira vez em mais de seis meses, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O Presidente da República comparou hoje o processo de vacinação no espaço europeu a uma "via-sacra" e defendeu que a União Europeia deve assumir "uma posição unida, clara e duradoura" sobre a vacina da AstraZeneca, rapidamente.
O Governo da Madeira alertou hoje para a eventual ocorrência de fraudes na comercialização de autotestes covid-19 nas farmácias, sublinhando que o processo deve ser "sempre controlado" pelas autoridades de saúde.
A Câmara de Sintra aprovou hoje o lançamento de um novo concurso internacional para a construção do novo hospital, num investimento de 50 milhões de euros, com o início das obras previsto para julho.