O presidente do Conselho Económico e Social (CES) afirmou hoje que a desigualdade de género foi "das que mais aumentou" com a pandemia e que o pós-covid é um "momento de oportunidade" para "mudar alguma coisa".
Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou hoje a `task force´ da vacinação.
A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou hoje a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver “poderia ter sido evitada”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou hoje a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de covid-19 em torno de vários estádios.
O Presidente da República apontou hoje o certificado digital covid-19 como "um elemento importante" que pode ser tido em conta na definição das restrições a adotar a nível concelhio, mas acrescentou que os termos competem ao Governo.
O centro de vacinação contra a covid-19 do pavilhão 3 da Cidade Universitária, em Lisboa, vai reabrir esta quarta-feira a partir das 09:00 para vacinar pessoas acima dos 50 anos de idade sem agendamento, anunciou hoje a ‘task force’.
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, considerou hoje inaceitável que haja situações de trabalho temporário que duram décadas, defendendo a necessidade de serem criados mecanismos mais fortes de combate à precariedade.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estabeleceram uma parceria no âmbito académico e clínico, para maximizar recursos e criar oportunidades nas duas áreas, foi hoje anunciado.
O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse hoje que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção.
O Presidente da República fez hoje um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida contrarrelógio".
O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores garantiu hoje aos estudantes de enfermagem de Angra do Heroísmo que serão abertos, este ano, concursos para os hospitais e centros de saúde açorianos, sem revelar quantos.
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, disse hoje que não se devia esperar seis meses para vacinar pessoas recuperadas da covid-19, defendendo que esse período deveria ser reduzido para três meses.
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, quer que a Direção-Geral de Saúde (DGS) dê uma explicação em relação aos lares onde os idosos não foram vacinados.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, é convidado de honra da Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho Europeu, instituições nas quais marcará presença entre quarta e quinta-feira, após a recondução para um segundo mandato à frente da ONU.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram, num estudo que envolveu 845 crianças de 20 escolas do Porto, que as que estudam em escolas mais próximas de áreas construídas têm maior risco de obesidade.
O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores disse hoje que haverá um “reforço significativo” de vacinação contra a covid-19 na ilha de São Miguel, nos próximos dias, com a administração de cerca de 30 mil doses.
Portugal registou nas últimas 24 horas seis mortes associadas à covid-19, 1.020 novos casos de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 e um novo aumento nos internamentos, ultrapassando hoje os 100 nos cuidados intensivos.
A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma doença muito mais moderada”.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 43 novos casos positivos de covid-19, 42 em São Miguel e um no Faial, e há mais 78 pessoas que recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Mais de 4.300 utentes já reportaram os resultados de autotestes à covid-19 na plataforma eletrónica criada há um mês e 2.425 ao SNS 24, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
O Serviço Regional de Saúde dos Açores tem condições para administrar, sem recorrer à ajuda de militares, a segunda dose de vacinas contra a covid-19 nas ilhas sem hospital, garantiu hoje o responsável governamental da tutela na região.
A covid-19 teve um impacto similar na abordagem das doenças respiratórias crónicas nos países da CPLP, mas expôs várias desigualdades, nomeadamente ao nível socioeconómico e no acesso aos cuidados de saúde, afirmou hoje a pneumologista Margarete Arrais.
Dos cerca de 260 mil residentes na Madeira, 34% já têm a vacinação completa contra a covid-19 e 43% receberam a primeira dose, informou hoje o Governo Regional.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 3.875.359 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.