Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas, o maior número desde 24 de fevereiro, e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.
A incidência da infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal continental subiu para 129,6 casos por 100.000 habitantes e na totalidade do território que se situa agora nos 128,6, revelam dados oficiais.
O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, não há motivo para uma preocupação acrescida com a variante Delta Plus do novo coronavírus e os dados indiciam que pode não ser tão contagiosa.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 20 novos casos de covid-19, sendo um em São Jorge e 19 em São Miguel, e 28 recuperações, informa hoje o comunicado da Autoridade de Saúde Regional.
A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou hoje a importância de haver cautela face à disseminação da variante do coronavírus SARS-CoV-2 designada 'Delta Plus', uma mutação da estirpe inicialmente identificada na Índia e que já se encontra em Portugal.
A pandemia levou a que, em 2020, mais pessoas apelassem à intervenção da provedora de Justiça, havendo registo de fortes aumentos em áreas como a dos registos e notariado, habitação, saúde ou dificuldade no acesso ao ensino à distância.
A pandemia do novo coronavírus ultrapassou os 179 milhões de casos de infeção a nível mundial, com o registo de mais de 370 mil novos contágios nas últimas 24 horas, revela hoje o balanço da France-Presse (AFP).
Portugal teve acesso em junho a cerca de metade das 300.000 vacinas da Janssen que estavam previstas e este mês o corte será de 150.000 vacinas do mesmo laboratório, anunciou o coordenador do Plano de Vacinação contra a covid.19.
O coordenador da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a covid-19 revelou hoje que já estão a ser contactadas associações para vacinar os migrantes irregulares e que os sem-abrigo já estão vacinados.
Mais de 80% dos reclusos já estão vacinados contra a covid-19, anunciou hoje a ‘task force’, adiantando que estão a ser feitos esforços para inocular rapidamente os que faltam, em duas prisões onde o processo estava mais atrasado.
O coordenador da 'task-force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 apontou hoje a data de 04 de julho para começar a vacinar as pessoas com mais de 18 anos.
O Governo da Madeira prolongou por mais um mês a exigência de teste PCR negativo para covid-19 à entrada nos portos e aeroportos da região autónoma para viajantes oriundos do exterior, indicou hoje o presidente do executivo regional.
A convocação das pessoas para receberem a segunda dose da vacina da Astrazeneca está a ser feito a nível local para não “criar um pesadelo logístico”, avançou hoje o coordenador da ‘task force’ da vacinação contra a covid-19.
O coordenador da 'task-force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 admitiu hoje um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, por causa de adiamentos nalgumas entregas de vacinas.
A Ordem dos Médicos propôs hoje que a rede de transferência de doentes internados seja ativada a partir de uma ocupação de 7,5% das camas em cuidados intensivos para evitar prejudicar novamente a atividade não covid.
Contribuir para que a população fique “imune à desinformação” sobre as vacinas é o principal objetivo de uma nova plataforma digital hoje lançada pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-Nova).
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) começa hoje um ciclo de debates sobre o modelo dos lares do futuro, um modelo virado para uma vida autónoma e independente que retarde ao máximo a institucionalização dos idosos.
O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) considera que falta ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “um fio condutor” de coerência estratégica e de abrangência sistémica, apesar de contemplar algumas linhas orientadoras para o setor.
O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) defende que a configuração e funcionamento do Conselho Nacional de Saúde Pública precisam de ser revistos e que, noutras condições, este órgão consultivo do Governo podia ter ido mais longe.
Os peritos do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) consideram que houve voluntarismo excessivo na gestão da pandemia de covid-19 e insuficiências no planeamento de saúde e defendem a necessidade de um processo adequado de aconselhamento científico.
Lisboa vai ter, a partir de segunda-feira, um centro de vacinação contra a covid-19 em Alcântara que vai funcionar em regime de “atendimento livre”, sem marcação, anunciou hoje o presidente Fernando Medina.
O grupo parlamentar do PS quer que o Governo acelere a implementação e regulamentação da Telessaúde, assegurando o acesso a serviços de saúde digitais através de “canais de utilização simples”, adiantaram hoje os socialistas em comunicado.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou hoje a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação contra a covid-19.
O ministro da Defesa Nacional assegurou hoje que o Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) caminha para um contexto de “maior sustentabilidade”, destacando o novo modelo de arrendamento económico "mais justo" das casas da instituição.