A carga administrativa é a grande barreira no processo de compra de novos medicamentos, segundo um relatório hoje divulgado, que indica que 87% dos hospitais utilizam novos fármacos antes da decisão de financiamento.
As roturas de medicamentos são um problema grave para três em cada quatro hospitais e quase metade diz que afeta todos os tipos de fármacos, segundo um relatório hoje divulgado.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto identificaram duas novas estirpes de bactérias no mar profundo da Madeira e acreditam que uma delas tem potencial para o estudo de novos fármacos.
A covid-19 apresenta características sazonais, com duas ondas anuais no inverno e no verão, estando a começar agora a vaga do inverno do próximo ano, afirmou à Lusa o especialista Henrique Barros.
Especialistas de várias áreas da saúde e políticos voltam a reunir-se hoje para avaliar a evolução da pandemia da covid-19, numa altura em que se regista um aumento de infeções em Portugal e na Europa.
Procuradores-gerais de vários Estados norte-americanos divulgaram na quinta-feira a abertura de uma investigação para determinar se a empresa detentora do Instagram permitiu deliberadamente que jovens usassem a rede social sabendo que isso podia ser prejudicial à saúde.
A maior parte das pessoas que está a morrer atualmente em Portugal por covid-19 tem mais de 80 anos, várias doenças e está vacinada, indicou hoje a diretora-geral da Saúde.
A diretora-geral da Saúde apelou hoje para que os portugueses mantenham a confiança na vacina contra a covid-19, frisando que a vacinação “é neste momento necessária” e que os reforços servem para pôr “a imunidade num patamar muito elevado”
As autoridades de saúde sinalizaram mais 52 casos de covid-19 nas últimas 24 horas na Madeira, no dia em que a região registou mais uma morte e tem 43 pessoas hospitalizadas e 542 situações ativas, informou o Governo Regional.
A Europa é de novo “epicentro” da pandemia e, tal como a Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou, países com forte aumento de casos de covid-19 veem-se obrigados a adotar de novo restrições para travar a nova vaga.
A diretora-geral da Saúde esclareceu hoje que o intervalo entre a segunda e a terceira dose da vacina contra a covid-19 foi encurtado para um mínimo de 150 dias, equivalente a cinco meses, em vez dos atuais 180.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que o Governo está preparado para dar a resposta a todos os cenários que se coloquem nos hospitais durante o período de Natal e de Ano Novo.
As pessoas a partir dos 18 anos que receberam a vacina contra a covid-19 da Janssen vão poder receber uma dose de reforço após 90 dias da administração da primeira, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, lamentou hoje o atraso da abertura da sala de hemodinâmica do Hospital Senhora da Oliveira, pronta há três anos, considerando-o “absurdo”.
O Governo da Madeira determinou hoje a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação e teste antigénio para frequentar qualquer recinto público ou privado, anunciou o chefe do executivo, referindo que a medida entra em vigor às 00:00 de sábado.
O novo centro de vacinação contra a covid-19 em Barcelos abre na segunda-feira, no edifício Rainha Santa Isabel, no centro da cidade, anunciou hoje o município.
O deputado único do PAN/Açores, Pedro Neves, apresentou hoje, no parlamento regional, uma recomendação ao Governo que visa compensar o pagamento do trabalho suplementar médico realizado acima do limite legal a que os profissionais estão obrigados.
Seis profissionais do Centro de Saúde da Lourinhã estão infetados pela covid-19 e outros 10 estão em isolamento por serem contactos próximos, mas a unidade mantém-se a funcionar, confirmou hoje a ARSLVT.
O Presidente da República declarou hoje que, se for considerada necessária a intervenção do parlamento para adotar medidas contra a covid-19, está disponível para decretar a dissolução no limite do prazo, que é 05 de dezembro.
O desenvolvimento operacional de uma vacina contra a covid-19 desenvolvida pela biotecnológica portuguesa Immunethep continua parado desde julho, à espera de fundos por parte do Estado.
Apenas 98 municípios tinham aceitado competências na Educação e 20 Câmaras na área da Saúde até ao final do primeiro semestre deste ano, segundo o mais recente relatório publicado pela comissão de acompanhamento deste processo que decorre até 2022.
O Presidente da República anunciou hoje que vai ser operado a "uma pequena hérnia inguinal, de oito centímetros", antes do Natal, em princípio, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.
O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, disse hoje que a tutela está a acompanhar a evolução da pandemia de covid-19 na região, mas não prevê aplicar, para já, medidas adicionais de controlo.
Um tratamento experimental desenvolvido pela AstraZeneca demonstrou uma redução de 83% do risco de desenvolver covid-19 sintomática seis meses após a toma da combinação de anticorpos de ação prolongada, revelaram hoje especialistas numa conferência realizada pela farmacêutica.