O Presidente da República usou na segunda-feira o veto político pela 25.ª vez, ao devolver ao parlamento a lei que despenaliza a morte medicamente assistida.
A Suíça passou a exigir teste negativo e quarentena a todos os cidadãos que viajem de Portugal, mesmo vacinados ou recuperados da covid-19, por causa da presença em território português da variante Ómicron.
A presidente do conselho de administração do Hospital de Ponta Delgada afirmou hoje que a decisão de “isolar informaticamente” a unidade de saúde “foi correta e eficaz”, considerando que o ex-diretor de informática “desvalorizou” a suspeita de ataque informático.
Cidadãos de países exteriores à União Europeia e dos países considerados de risco vermelho ou vermelho escuro sem certificado digital europeu de teste ou recuperação precisam de teste PCR negativo ou comprovativo de teste rápido antigénio para entrar em Portugal, via terrestre.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Guilherme Macedo, apelou hoje aos cidadãos para que façam o rastreio à hepatite C, por existirem em Portugal 40 mil pessoas que desconhecem estarem infetadas com a doença silenciosa.
A Associação Nacional das Farmácias (ANF) assegura que existe disponibilidade de testes rápidos à covid-19 nas farmácias portuguesas para responder ao aumento da procura do serviço.
A Sociedade Portuguesa de cardiologia inicia na quarta-feira um estudo para determinar a prevalência em Portugal da insuficiência cardíaca, a causa mais comum nos internamentos acima dos 65 anos e cujos dados têm mais de 20 anos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou segunda-feira a alteração ao “regime jurídico aplicável à gestação de substituição”, alterando a lei que regula a procriação medicamente assistida.
O laboratório Johnson & Johnson (J&J) revelou na segunda-feira que já começou a desenvolver uma nova versão da sua vacina contra a covid-19, visando especificamente a nova variante Ómicron, caso a atual fórmula não seja suficientemente eficaz.
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa promulgou na segunda-feira o decreto que habilita o Governo a estabelecer o uso de máscara na rua sem a autorização da Assembleia da República.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou segunda-feira a proibição da discriminação na doação de sangue em função “da identidade de género ou orientação sexual”, alterando assim a lei que aprova o Estatuto do Dador de Sangue.
Mais de 8,5 milhões de pessoas já completaram a vacinação primária contra a covid-19, com toma de duas ou uma dose, consoante a vacina de prevenção, assinala o relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado segunda-feira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu hoje à Assembleia da República, sem promulgação, o decreto sobre a morte medicamente assistida, envolvendo a eutanásia e o suicídio medicamente assistido.
Um surto de covid-19 regista 27 casos de infeção entre trabalhadores da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, disse hoje a presidente da autarquia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou hoje à união da comunidade internacional para tentar reforçar a sua capacidade de combater a próxima pandemia, e assim evitar o caos que a covid-19 criou.
A farmacêutica Pfizer já começou a desenvolver uma nova versão da sua vacina contra a covid-19 visando especificamente a nova variante Ómicron, caso a atual vacina não seja suficientemente eficaz para a combater, adiantou o seu presidente.
A Junta de Freguesia da Misericórdia, em Lisboa, lamentou hoje o encerramento do centro de vacinação contra a covid-19 do Picadeiro e que as juntas de freguesia da capital não tenham sido ouvidas nessa decisão.
Cabo Verde vai receber hoje à noite 30 mil doses de vacinas da Astrazeneca contra a covid-19 doadas por Portugal, avaliadas em 53.700 euros, a terceira doação feita pelo país europeu ao arquipélago africano.
A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19, reportando 93 novos casos e 735 situações ativas, informaram as autoridades regionais de saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou hoje aos seus estados-membros ações prioritárias que aumentem o nível de prontidão na resposta à nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, Ómicron, como alertas precoces e planos de mitigação nos sistemas de saúde.
Utentes do centro de Saúde da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, vão realizar na quinta-feira uma concentração para reivindicar mais médicos de família e melhorias no serviço de atendimento.
O PCP questionou o Governo sobre a alegada “falta de condições de acolhimento e logística” no Centro de Vacinação de Beja, após receber queixas de profissionais de saúde e de utentes sobre o espaço.
A cada dois minutos, uma criança é infetada com VIH no mundo, alertou hoje a Unicef, que avisa que a pandemia de covid-19 está a aprofundar as desigualdades que caracterizam a epidemia de sida.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) alertou hoje para a inexistência de escala médica para as urgências do Hospital de Santa Maria (Lisboa) a partir de 01 de dezembro, mas a administração garante o habitual funcionamento.