A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos Estados-Membros calma e uma resposta racional e proporcional à variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19.
Mais de 100 pessoas da estrutura do Belenenses SAD estão em isolamento, devido a um surto do coronavírus SARS-CoV-2, associado à estirpe Ómicron, confirmou hoje à Lusa fonte oficial da equipa da I Liga de futebol.
A decisão de Portugal de limitar a liberdade de circulação devido à situação da covid-19 será analisada pelas entidades competentes do Conselho da União Europeia (UE), nomeadamente o IPCR, de partilha de informação, disse hoje a Comissão europeia.
A Escola Básica Nuno Álvares de Carregal do Sal foi encerrada temporariamente, devido ao aumento do número de casos de covid-19 no concelho, anunciou hoje o presidente da autarquia, Paulo Catalino.
O Conselho Intermunicipal da Comunidade da Região de Aveiro (CIRA) divulgou hoje o parecer sobre o Acordo de Parceria PORTUGAL 2030, criticando a falta de elegibilidade de edifícios hospitalares, que deixa de fora “a principal prioridade” regional.
A norma que estabelece que o teletrabalho volta a ser recomendado sempre que possível, a partir de quarta-feira, aplica-se a todas as empresas, esclareceu hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O diretor do aeroporto de Lisboa apelou hoje para que as pessoas apenas se desloquem ao aeroporto em caso de “necessidade absoluta”, uma vez que a área das chegadas vai estar encerrada devido às novas regras de fiscalização.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 2.907 casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 11 mortes atribuídas à covid-19, bem como mais 24 pessoas internadas com a doença, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O Bloco de Esquerda de Lisboa exigiu hoje a “reversão imediata do encerramento dos centros de vacinação contra a covid-19” da cidade, criticando a sua concentração num único ponto, numa altura em que existe um aumento de casos.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou hoje que a região vai exigir um teste negativo à covid-19 aos passageiros provenientes do estrangeiro, tal como vai acontecer nas chegadas ao continente português.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 38 novos casos de covid-19, e 41 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O número de casos confirmados na Europa da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, subiu hoje para 44, anunciou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), assinalando que todos têm historial de viagem.
O Hospital de São João, no Porto vai lançar a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) de emergência médica, que permitirá uma resposta mais rápida e “afirmar Portugal internacionalmente” na tecnologia para a saúde, anunciou hoje.
Chefes de urgência, assistentes e internos do Departamento de Cirurgia do Centro Hospitalar Lisboa Norte alertaram hoje que em dezembro a prestação de cuidados de saúde nas urgências pode estar em causa por falta de médicos.
O presidente do Governo da Madeira defendeu hoje que “não vale a pena” entrar em pânico com a nova variante do coronavírus, a Ómicron, reafirmando que as medidas de controlo da pandemia no aeroporto em vigor vão manter-se.
O PSD pediu hoje a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, na “próxima reunião da Comissão Permanente”, que o partido diz que “terá lugar, provavelmente, no dia 9 de dezembro”.
A ANA Aeroportos, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), PSP e SEF explicaram hoje as regras de entrada de passageiros no território continental, destacando-se a obrigação de apresentar teste além do certificado digital.
A responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke, disse hoje, em Bruxelas, que o organismo está preparado para adaptar as vacinas à nova variante do coronavírus da covid-19 (Ómicron), se necessário.
A doença de Parkinson, a segunda enfermidade neurodegenerativa mais frequente no mundo, pode ter origem no intestino e daí progredir para o cérebro, revela um estudo realizado por cientistas da Universidade de Coimbra (UC), hoje divulgado.
Mais de um terço dos portugueses (35%) preferem comprar medicamentos sujeitos a receita médica de marca em vez de recorrerem aos genéricos, revela um estudo da Deco Proteste.
O Instituto de Saúde Pública dos Países Baixos anunciou hoje ter detetado a variante Ómicron do SARS-CoV-2 em 19 e 23 de novembro, uma semana antes da chegada dos voos da África do Sul com 61 passageiros infetados.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.206.370 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
O Conselho Nacional de Ética considerou “lamentável” e uma “falha gravíssima” não ter sido ouvido na fase final da elaboração do diploma sobre a eutanásia, que foi devolvido pelo Presidente da República ao parlamento, sem promulgação.
Um dos chefes de urgência de cirurgia do Hospital da Guarda, José Manuel Rodrigues, pediu a suspensão de funções devido ao problema “crónico” da falta de médicos naquela unidade.