Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.323 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e sete mortes atribuídas à covid-19, com nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apresentou hoje uma análise em profundidade da situação no mundo, com a conclusão de que o multilateralismo e cooperação global estão “a falhar nos mais básicos dos testes”.
A taxa de incidência nacional de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias em Portugal baixou para 240 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade desceu para 0,87 em todo o território.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) defendeu hoje que devem ser disponibilizados testes e material de proteção individual contra a covid-19 nas instituições de ensino, que se preparam para retomar as aulas presenciais.
Os Açores registaram hoje 11 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e seis recuperações, elevando para 118 o número de casos ativos, revelou a Autoridade de Saúde Regional.
O Infarmed suspendeu a comercialização de 34 lotes dos medicamentos para o tratamento da hipertensão Losartan e Losartan/Hidroclorotiazida devido à deteção de uma impureza acima do limite aceitável na substância ativa utilizada no seu fabrico.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.602.565 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.
Os portugueses são os europeus que mais consideram que os benefícios da vacina contra a covid-19 superam os riscos (87%) e que mais defendem o “dever cívico” da vacinação (86%), segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.
Os jovens homossexuais ou bissexuais têm uma probabilidade três vezes maior de cometer suicídio nalguma altura da sua vida, uma possibilidade que aumenta quando a família não aceita a sua orientação sexual, segundo dados hoje divulgados.
A utilização de máscara respiratória é obrigatória em estabelecimentos de ensino superior e instituições científicas para atividades letivas e não letivas presenciais no ano letivo 2021-2022, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
O presidente do Governo da Madeira considerou hoje “incompreensível” a eventual alteração da legislação nacional sobre obrigatoriedade do uso da máscara para prevenir a covid-19, anunciando uma recomendação regional para que a medida se mantenha no arquipélago.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que o uso de máscaras no exterior passa a ser facultativo, com exceções de situações que reúnam aglomerados de pessoas em que passa a ser recomendada.
A ilha de São Miguel, nos Açores, desceu hoje de baixo para muito baixo risco de transmissão do novo coronavírus que provoca a covid-19, colocando todas as ilhas do arquipélago nesse patamar.
O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto concluiu que, durante a primeira vaga da pandemia, a taxa de letalidade da covid-19 foi maior nos residentes de lares de idosos a Norte do que na população em geral.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.408 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 10 mortes atribuídas à covid-19, com nova redução nos internamentos.
O Governo vai decidir sobre a nova fase de desconfinamento "dentro de três semanas”, após 85% da população estar vacinada contra a covid-19 e de ter ouvido peritos, disse hoje a ministra de Estado e da Presidência.
África vai receber menos um quarto das vacinas contra a covid-19 que contava ter até ao final do ano, o que compromete as metas de vacinação estabelecidas para o continente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje uma norma sobre as condições de funcionamento das creches no atual contexto de desconfinamento, que prevê um rastreio à covid-19 a todos os funcionários, independentemente de estarem vacinados.
A despesa efetiva das Administrações Públicas (AP) com pessoal nos setores da Saúde e da Educação indicia a repetição da suborçamentação verificada em anos anteriores, alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) num relatório hoje divulgado.
A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.593.164 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela ag
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, adjudicar a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela por 2,276 milhões de euros, com financiamento comunitário.
Os Açores registam hoje 17 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, aumentando para 116 o número de casos ativos, mas têm "apenas um doente internado", revelou a Autoridade de Saúde Regional.
Os Açores passaram hoje à categoria de ‘situação favorável’ nos mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), que auxiliam decisões sobre viagens na União Europeia (UE), com a Madeira a melhorar também, para ‘risco moderado’.
O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) está a recrutar mulheres grávidas para um estudo europeu que visa avaliar a exposição ao mercúrio das gestantes e desenvolver recomendações específicas para o consumo de peixe durante a gravidez.