O Reino Unido registou 78.610 novos casos de covid-19 e 165 mortes nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia, de acordo com os dados mais recentes do Governo britânico.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra anunciou hoje que vai investir mais de meio milhão de euros, até maio de 2023, para prevenir e controlar a vespa velutina nos 19 municípios que compõem o território.
Os presidentes da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) e da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) apelaram, em conjunto, “à responsabilidade e à proteção”, nomeadamente através da vacinação, face à pandemia de covid-19.
O Governo pode determinar, a partir de quinta-feira, o uso de máscara nos espaços públicos, caso considere esta medida necessária para controlar a pandemia, no âmbito de um regime transitório hoje publicado em Diário da República.
A comissária europeia da Saúde advertiu hoje que “os próximos meses serão difíceis” ao nível da pandemia da covid-19, pois “é provável que a [nova variante] Ómicron venha numa grande vaga”, e reiterou o apelo à vacinação.
A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, ao passar para 508,4 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) diminuiu ligeiramente para 1,08, segundo os dados oficiais de hoje.
O município de Loures vai lançar na quinta-feira um projeto de vacinação itinerante para reforço da vacina contra a covid-19, destinado “preferencialmente” a utentes com mais de 75 anos ou com mobilidade reduzida, foi hoje divulgado.
O grupo privado de saúde CUF anunciou hoje que vai manter o acordo com a ADSE para a realização de partos, depois deste instituto ter revisto em alta a nova tabela de preços, que entrará em vigor em janeiro.
A Ordem dos Médicos considerou hoje que as 50 vagas que ficaram por preencher no internato médico “é inédito, desolador” e revela “a gravidade da situação” que o Serviço Nacional de Saúde atravessa.
Portugal regista hoje mais 11 mortes associadas à covid-19, mais 5.800 infeções com o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença, e um aumento nos internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) considerou hoje que a nova variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 representa um risco “muito elevado” e exige medidas “urgentes e fortes”, de modo a proteger os sistemas de saúde.
O Hospital de São João, no Porto, reativou os contentores destinados a doentes covid-19 devido à escalada de casos suspeitos que, nos últimos dias, duplicou, atingido uma média diária de 80 doentes, com picos que podem chegar aos 120.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 37 novos casos positivos de covid-19 e 42 recuperações, e hoje há seis doentes internados, mais dois do que na terça-feira, segundo o comunicado da Autoridade de Saúde.
Um estudo em curso na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), que é parte de um projeto ibérico, visa a deteção precoce de leucemia em maiores de 18 anos inscritos nos centros de saúde daquele concelho.
Vários países da União Europeia, como a Espanha, Itália, Grécia e Hungria, começam hoje a vacinar crianças dos cinco aos 11 anos contra a covid-19 com a primeira dose da vacina pediátrica criada pela farmacêutica Pfizer-BioNTech.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou hoje o reforço da vacina Janssen para a covid-19 pelo menos dois meses após a primeira, em adultos.
Os quatro centros de testagem à covid-19 localizados junto às zonas de diversão noturna lisboeta, da responsabilidade da Câmara de Lisboa, realizaram um total de 5.708 testes em sete dias, tendo sido detetado 42 casos positivos.
O relatório da Microsoft ao ciberataque no Hospital de Ponta Delgada, Açores, aponta falhas à segurança do sistema informático daquela unidade do Serviço Regional de Saúde, como palavras-chave partilhadas e não encriptadas ou ausência de atualizações de proteção.
A presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que a Ómicron deverá ser a variante da covid-19 dominante na Europa já em meados de janeiro, mas sublinhou que a União Europeia está agora mais bem preparada para combater a pandemia.
O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador do processo de vacinação contra a covid-19, e Angela Merkel, chanceler alemã nos últimos 16 anos, são as personalidades do ano escolhidas pelos jornalistas da Lusa.
O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo foi eleito personalidade nacional de 2021 pelos jornalistas da Lusa, num ano em que passou de quase desconhecido a “herói”, devido à coordenação do processo de vacinação contra a covid-19.
A Organização Mundial da Saúde alertou hoje que a percentagem de casos globais da variante Delta do coronavírus está a cair pela primeira vez desde abril, enquanto a Ómicron continua a crescer e já está presente em surtos de transmissão comunitária.
O laboratório francês Sanofi disse hoje que prevê publicar os resultados finais dos ensaios clínicos sobre a sua vacina contra a covid-19 no primeiro trimestre do próximo ano.
Mais de 70% das crianças até aos seis anos nunca visitam o dentista, uma situação que se agravou deste 2019, segundo o Barómetro da Saúde Oral hoje divulgado pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).