SAÚDE QUE SE VÊ

Reforço médico de Verão no Algarve é insuficiente, mas não compromete serviços

LUSA
12-08-2019 15:24h

Garantia do presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve. Apenas três candidaturas ao programa de mobilidade temporária para assistência médica na região preencheram os requisitos.

O número de médicos que se candidataram ao reforço de Verão nos hospitais algarvios é “pouco significativo”, mas não compromete a realização das escalas de serviço, assegurou nesta sexta-feira o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Em declarações à Lusa, Paulo Morgado referiu que até agora apenas três das candidaturas ao programa de mobilidade temporária para assistência médica na região preencheram os requisitos, mas disse esperar que surjam mais candidatos até 30 de Setembro, data até à qual vigora o programa.

De acordo com aquele responsável, apesar de a lista de necessidades elaborada pelo Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) identificar a necessidade de 66 médicos para a região, no Verão, isso não significa que os hospitais não consigam assegurar as escalas.

“O objectivo era reduzir significativamente o número de horas extraordinárias e o recurso a prestadores de serviços externos. Com a adesão que temos, não conseguimos reduzir aquilo que queríamos”, esclareceu Paulo Morgado, sublinhando que o despacho para captar médicos no Verão “é mais um mecanismo” para reforçar a assistência.

O concurso para a contratação de médicos durante o período de Verão, num modelo excepcional de mobilidade temporária, abriu em Junho e vigora até Setembro, contemplando alojamento, ajudas de custo e dispensando o acordo do serviço de origem.

Segundo Paulo Morgado, foram recebidas várias candidaturas, mas nem sempre se adequavam às necessidades dos hospitais, ou eram de médicos com vínculo ao Serviço Nacional de saúde (SNS), tendo sido validadas três: uma de Pediatria, uma de Oncologia e uma de Medicina Geral e Familiar.

O especialista em Pediatria iniciou funções a 1 de Agosto no Hospital de Portimão, onde irá manter-se até ao final do mês, estando a usufruir da possibilidade de alojamento gratuito, opção incluída no despacho do Ministério da Saúde, pela primeira vez, este ano.

Apesar de considerar tratar-se de uma iniciativa válida, o secretário regional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), João Dias, disse à Lusa que o problema da falta de médicos no Algarve é “estrutural” e que “não se resolve com remendos ou pensos rápidos”.

“A iniciativa pode ter alguma validade, mas na prática não resolve o problema da carência de médicos”, refere, argumentando que “está mais do que demonstrado que estes incentivos não servem a região” e que a questão da falta de profissionais tem que ser encarada “para o ano todo”.

 

 

MAIS NOTÍCIAS