O Irão fechou hoje escolas e repartições públicas em 11 províncias e em Teerão foram cancelados jogos de futebol devido à elevada poluição do ar, que atingiu níveis prejudiciais para a população.
Teerão é a zona mais afetada do país, coberta por uma camada de nevoeiro escurece os edifícios à distância e com níveis de concentração de partículas finas (PM2.5) - consideradas as mais perigosas para os humanos - a atingir as 171 nas últimas 24 horas, de acordo com a Companhia de Controlo da Qualidade do Ar.
Os níveis do índice de qualidade do ar entre 151 e 200 são considerados prejudiciais para a saúde de todos os grupos, enquanto as leituras acima de 200 são classificadas como muito prejudiciais para a saúde ou perigosas.
Assim, na capital, as aulas em todos os níveis de ensino serão realizadas ‘online’ hoje e na quarta-feira e os funcionários públicos trabalharão a partir de casa. Apenas algumas agências bancárias estarão abertas para serviços essenciais, informou a agência de notícias IRNA.
A Associação Provincial de Futebol de Teerão anunciou também que todos os jogos de futebol foram cancelados até sexta-feira.
Todos os anos, no final do outono e durante todo o inverno, o país enfrenta uma crise de poluição atmosférica, alimentada pelas emissões dos veículos, pelas indústrias e por condições climatéricas adversas.
Os especialistas ambientais apontam as emissões dos veículos, a queima de combustíveis de baixa qualidade, as fábricas antigas nos arredores da área metropolitana e a localização geográfica de Teerão, rodeada de montanhas que promovem inversões térmicas que retêm poluentes, como as principais causas da poluição.
De acordo com dados do Ministério da Saúde do Irão, a poluição atmosférica matou quase 58.975 pessoas no Irão entre março de 2024 e março de 2025.