A data pretende alertar para o risco da resistência aos antibióticos e promover o seu uso responsável. O projeto Next-Gen Metal-Based Antibiotics pode ajudar.
Maria Miragaia, líder do Laboratório em Evolução Bacteriana e Epidemiologia Molecular, no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) ao Canal S+, alerta para o facto de este não ser um problema que está confinado só aos hospitais, as bactérias que são resistentes aos antibióticos, também se encontram disseminadas noutros ambientes, nomeadamente no ambiente veterinário e nos solos.
Para a investigadora, a resistência aos antibióticos é um problema global.
Então, como é que este problema pode ser minorado? Maria Miragaia, apresenta as estratégias.
O projeto Next-Gen Metal-Based Antibiotics, liderado por Maria Miragaia pretende desenvolver um novo antibiótico à base de metais, desenhado para contornar mecanismos de resistência e reduzir o risco de emergência de novas resistências. Após terem obtido resultados in vitro promissores, os investigadores do ITQB, vão poder avaliar a eficácia in vivo deste composto, em modelo animal de infeção, estudar a interação com o sistema imunitário e caracterizar o seu perfil farmacocinético.
Estes esforços visam aproximar a tecnologia da aplicação clínica e atrair parcerias industriais para o seu desenvolvimento e comercialização.
A equipa do projeto inclui ainda Diana Caieiro, Oscar Rojas e Raquel Almeida.
Brevemente em “Ciência Agora”, no Canal S+.