A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro vai investir 3,5 milhões de euros na ampliação da Unidade de Cuidados Continuados (UCC), passando de 24 para 50 camas, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.
“Vamos, com esta ampliação, mais do que duplicar o número de camas existentes e garantir a sustentabilidade financeira da UCC, ao passar para as 50 camas num investimento que ronda os 3,5 milhões de euros. Com as 24 camas existentes estamos no nosso limite. Temos de ter escala para poder continuar a prestar estes cuidados”, explicou João Henriques.
Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro (SCMM), no distrito de Bragança, as primeiras estruturas para as obras de ampliação da UCC já começaram a ser montadas, estando prevista a sua conclusão para o último trimestre de 2026.
“A UCC de Mogadouro funciona em rede e pode receber doentes de todo o país, quando necessário. É da zona Norte de onde nos chegam mais doentes, tirando os do Nordeste Transmontano. Mas, a Rede Nacional de Cuidados Continuados pode pôr aqui até utentes do Algarve”, explicou o provedor.
Contudo, há uma prioridade que são as chamadas “proximidades à residência” e de onde podem vir doentes de Barcelos, Guimarães, Braga ou Vila Real.
“Esta ampliação é mais que justificada, porque, segundo os dados que temos disponíveis, fazem falta no país mais 5 mil camas nas UCC”, enfatizou João Henriques.
O provedor da SCMM, indicou que a empreitada foi adjudicada por 2,9 milhões de euros, mas com os equipamentos necessários o valor global sobe para cerca de 3,5 milhões de euros.
“Obtivemos 1,1 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais importante que o PRR, foi o montante da comparticipação do município de Mogadouro, que já deliberou um apoio de 1,5 milhões de euros para pôr de pé esta estrutura. Já o restante valor será da responsabilidade da SCMM”, explicou o responsável.
A UCC de Mogadouro abriu portas em 2008.