SAÚDE QUE SE VÊ

ULS da Cova da Beira recupera acreditação internacional de qualidade

LUSA
30-10-2025 09:31h

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira recuperou a acreditação internacional de qualidade atribuída pela Joint Commission International (JCI), garantindo o selo máximo de qualidade como centro médico académico.

“Este resultado marca o regresso da ULS da Cova da Beira ao restrito grupo de instituições de saúde portuguesas acreditadas pela JCI, confirmando o empenho, a resiliência e a dedicação de todas as suas equipas na consolidação de uma cultura de qualidade, segurança e melhoria contínua”, explicou, em comunicado, aquela unidade de saúde pública.

Esta acreditação é válida até setembro de 2028 e “representa apenas o primeiro passo de um caminho contínuo rumo à excelência”.

“Somos SNS [Serviço Nacional de Saúde] e, como tal, somos o grande prestador de cuidados de saúde em Portugal”, afirmou o presidente da ULS da Cova da Beira, João Marques Gomes.

Este responsável sublinhou ainda que, mais do que um selo de qualidade, esta acreditação representa um referencial de confiança e segurança para doentes, profissionais e comunidade em geral, consolidando a ULS da Cova da Beira como referência nacional e internacional em qualidade clínica e académica.

No âmbito deste processo de avaliação internacional, foram analisados mais de 1.300 parâmetros, distribuídos por três áreas: padrões centrados no doente, padrões de gestão das organizações de saúde e padrões específicos de Centro Médico Académico.

Os auditores da JCI confirmaram o cumprimento rigoroso das normas internacionais de qualidade, destacando as boas práticas observadas na prestação de cuidados aos doentes, na investigação e ensino das ciências da saúde e na gestão organizacional da instituição.

“A ULS da Cova da Beira orgulha-se de ter sido a primeira e, até ao momento, a única unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a integrar a dimensão de ensino e investigação científica que distingue o Academic Medical Center Hospital Program, o mais elevado nível de acreditação internacional atribuído pela JCI”.

Esta unidade de saúde pública, com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, já tinha obtido esta certificação que vigorou entre julho de 2021 a julho de 2024.

MAIS NOTÍCIAS