SAÚDE QUE SE VÊ

Polo de Saúde do Landal, nas Caldas da Rainha, reaberto após quatro anos encerrado

Lusa
18-08-2025 13:39h

A Unidade de Saúde de Rostos, nas Caldas da Rainha, que se encontrava encerrada desde 2021, vai voltar a abrir alguns dias por semana, no âmbito de um reforço que abrange mais três polos de saúde do concelho.

O equipamento volta esta semana a ter consultas médicas uma tarde (quinta-feira) por semana e manter-se-á aberto para atendimento administrativo às quartas, quintas e sextas-feiras no período da manhã, informou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.

A reabertura do posto, que se encontrava encerrado desde 2021, decorre, segundo a informação prestada pela ULS à autarquia das Caldas da Rainha, de uma “reorganização e reforço do funcionamento dos Polos das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche”, todos no distrito de Leiria.

No concelho das Caldas da Rainha, onde, segundo o presidente da Câmara, Vítor Marques (independente), “há cerca de 20 mil utentes sem médico de família”, a reorganização abrange ainda os polos de Alvorninha, Foz do Arelho e Santa Catarina, todos reforçados com mais um dia de consultas, face aos que eram praticados.

O polo de Alvorninha está hoje encerrado excecionalmente, mas passa a estar aberto às segundas e quartas-feiras com consulta médica e de enfermagem e às quintas-feiras com consulta médica.

O polo da Foz do Arelho, que tinha consultas um dia por semana, passa a estar aberto às terças e sextas-feiras, com consulta médica e de enfermagem.

Por último, o polo de Santa Catarina, também encerrado hoje excecionalmente, disponibilizará consulta médica e de enfermagem às segundas e quintas-feiras e consulta médica às sextas-feiras de manhã. Às terças e quartas-feiras estará aberto para atendimento administrativo.

“É um ganho muito significativo na resposta da saúde aqui no concelho, nomeadamente nas freguesias”, disse o presidente da Câmara à agência Lusa, aludindo ao aumento das consultas que a autarquia vinha reivindicando junto da tutela. “Felizmente, foram reunidas as condições, por parte deles, para poder melhorar o serviço”, acrescentou.

Manifestando grande satisfação pela “reabertura do posto do Landal, que está fechado há mais de quatro anos,” o autarca admitiu que “algumas horas de atendimento são ainda em vídeo consulta”, pelo que o alargamento “não satisfaz plenamente, mas já satisfaz algumas necessidades”.

Na informação enviada à Câmara, a ULS do Oeste esclarece ainda que o atendimento diferenciado e no âmbito de Saúde Materna, Saúde Infantil, Vacinação (nos locais onde existe consulta médica), Planeamento Familiar e Doença Aguda/Consulta do Dia são realizados na sede concelhia, pela necessidade de acautelar a existência de recursos humanos e materiais diferenciados, bem como capacidade de resposta em caso de intercorrência.

No polo do Landal, “os recursos existentes são vocacionados para dar resposta de proximidade a situações específicas de falta de acessibilidade, em contexto de Saúde de Adultos, em que seja complexa a mobilização à sede e em que não sejam necessárias intervenções de enfermagem”.

Assim, é dada resposta “em vídeo consulta médica e para todos os procedimentos administrativos em que haverá articulação entre os polos e as atividades centralizadas na sede”.

A USL do Oeste agrega, desde 01 de janeiro, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul).

MAIS NOTÍCIAS