SAÚDE QUE SE VÊ

Moçambique/Ataques: Transporte de vacinas contra pólio atacado em Mocímboa da Praia

LUSA
16-07-2025 21:13h

O administrador de Mocímboa da Praia, área afetada por ataques insurgentes na província moçambicana de Cabo Delgado, disse hoje que um grupo de alegados terroristas tentou atacar um camião que transportava vacinas contra a poliomielite.

De acordo com Sérgio Cipriano, o incidente aconteceu na estrada Nacional 380 (N380), durante a segunda ronda da campanha nacional da vacinação contra a pólio, realizada na semana passada.

"Felizmente não tivemos vítimas humanas, mas sim danos ligeiros na viatura", disse o administrador de Mocímboa da Praia, avançando que durante a tentativa de interceção da viatura, o motorista não parou.

Segundo o dirigente, os ataques terroristas estão impactar negativamente na vida das comunidades, organizações não-governamentais e empresas que operam no distrito.

A N380 liga os distritos como Macomia, Muidumbe, Mocímboa da Praia e Palma, sendo considerada a principal via de ligação entre esses distritos do norte da província.

Até março de 2023, o distrito de Mocímboa da Praia contava com 118.115 habitantes que estavam deslocados devido aos ataques terroristas e decidiram voltar às aldeias de origem, boa parte concentrada na sede distrital.

A província de Cabo Delgado, situada no norte do país, rica em gás, enfrenta desde 2017 uma rebelião armada, que provocou milhares de mortos e uma crise humanitária, com mais de um milhão de pessoas deslocadas.

As novas movimentações de extremistas no norte de Moçambique incluem Niassa, província vizinha de Cabo Delgado, onde, desde que se iniciaram, em 29 de abril, provocaram pelo menos a morte de dois guardas florestais que foram decapitados.

MAIS NOTÍCIAS