SAÚDE QUE SE VÊ

Figueira da Foz decreta três dias de luto por morte de pescadores da “Virgem Dolorosa”

LUSA
04-07-2024 20:12h

A Câmara da Figueira da Foz decretou três dias de luto municipal, de sexta-feira a domingo, com a colocação da bandeira do município a meia haste nos edifícios municipais, pela morte de pescadores da “Virgem Dolorosa”, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota da autarquia, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, “decretou o luto municipal por três dias”, entre 05 e 07 de julho, a cumprir a partir de sexta-feira, “procedendo à colocação da bandeira do município a meia haste nos edifícios municipais”.

A iniciativa visa a “expressão de pesar pelo falecimento dos pescadores da embarcação ‘Virgem Dolorosa’, que naufragou na madrugada do dia 03 de julho, ao largo das praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria”, lê-se na nota.

Na quarta-feira, às 04:33, foi dado o alerta para o naufrágio da embarcação de pesca “Virgem Dolorosa”, ao largo do concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Dos 17 tripulantes, 11 foram resgatados. Registaram-se três mortes e há ainda três desaparecidos, naturais da Leirosa, na Figueira da Foz.

As buscas pelos três desaparecidos foram reforçadas hoje de manhã, tendo também sido iniciadas buscas subaquáticas.

Dois dos 11 pescadores resgatados continuavam hoje de manhã internados no Hospital Distrital da Figueira da Foz, informou a instituição.

Os funerais das três vítimas mortais realizam-se no sábado, no concelho da Figueira da Foz, disse hoje à Lusa fonte da Funerária Oliveira.

Segundo Miguel Oliveira, o primeiro funeral realiza-se às 11:00, no Centro Funerário Oliveira, na Figueira da Foz (distrito de Coimbra), local onde às 14:00 começam as cerimónias fúnebres de outro pescador.

Às 16:00, na Igreja Matriz de Lavos, decorre o funeral da terceira vítima mortal do naufrágio.

As vítimas mortais eram naturais da Figueira da Foz, Buarcos e Lavos, e tinham entre os 42 e os 54 anos, de acordo com a funerária.

MAIS NOTÍCIAS