SAÚDE QUE SE VÊ

Centro de saúde de Fernão de Magalhães em Coimbra reabre segunda-feira nas novas instalações

Lusa
30-03-2024 15:46h

O centro de saúde de Fernão de Magalhães, em Coimbra, reabre ao público nas novas instalações, em 01 de abril, assim como duas novas unidades de saúde familiar em Cantanhede, informou hoje a Unidade Local de Saúde de Coimbra.

Em comunicado, o gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULSC) dá conta de que também a partir de segunda-feira, esta unidade de saúde passa a contar com 29 Unidades de Saúde Familiar (USF) de Modelo B, mais 19 desde o início do ano.

Estas unidades de Modelo B, tal como explicado no site do Governo, “são constituídas por equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a resposta a prestar a uma determinada população, que fica assim com acesso a médico e enfermeiro de família”.

Explica também que “estas unidades têm um modelo de pagamento por desempenho com incentivos, mediante a produtividade”, razão pela qual está previsto um “investimento superior a 10 milhões de euros anuais” nas novas 19 USF modelo B, com “melhores remunerações para os profissionais de saúde de acordo com o desempenho assistencial”.

Segundo a ULSC, o centro de saúde de Fernão de Magalhães “esteve parcialmente encerrado a semana passada para fazer a transição dos cuidados de saúde programados para as novas instalações”.

Acrescenta que esta unidade serve cerca de 30 mil utentes, acolhendo uma Unidade de Saúde Familiar (USF): a USF Coimbra Centro, uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e uma Unidade de Cuidados na Comunidade.

Por outro lado, a criação das duas novas USF em Cantanhede (Bairrada e Terras de Cantanhede) “irá permitir atribuir médico de família a cerca de mais três mil utentes no Concelho de Cantanhede”.

MAIS NOTÍCIAS