SAÚDE QUE SE VÊ

Sindicato dos Enfermeiros espera que novo ministro tenha disponibilidade para negociar

LUSA
09-09-2022 18:40h

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), Pedro Costa, disse hoje esperar que o novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, "tenha capacidade e disponibilidade para continuar a negociar com os profissionais de saúde".

Numa nota à imprensa divulgada depois de conhecida a nomeação de Manuel Pizarro, o sindicalista refere que o eurodeputado socialista e médico "conhece bem os problemas com que se debatem os enfermeiros", tendo, por isso, "acrescidas responsabilidades na condução do Ministério e na resolução da situação caótica que se vive na saúde em Portugal".

Manuel Pizarro, especialista em medicina interna, foi secretário de Estado da Saúde nos dois executivos socialistas liderados por José Sócrates, entre 2008 e 2011. Tomará posse como ministro da Saúde no sábado, sucedendo a Marta Temido, que se demitiu do cargo em 30 de agosto.

Segundo o presidente do SE, "o maior problema do Serviço Nacional de Saúde reside na necessidade de reforçar e valorizar o capital humano", pelo que "é preciso reforçar os quadros de pessoal" e "uma mudança de rumo na política de saúde".

Pedro Costa espera que o processo negocial com a classe prossiga, uma vez que "há problemas urgentes a resolver na enfermagem em Portugal".

O sindicato reitera a sua disponibilidade "para dialogar com o próximo titular da pasta da Saúde e para ser uma força mobilizadora para a resolução dos problemas que afetam os enfermeiros portugueses".

MAIS NOTÍCIAS