A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) assegurou hoje que não existem alterações na organização das consultas da Unidade de Saúde Familiar (USF) Águas do Gonde, em Estarreja.
O esclarecimento surge após uma proposta de reorganização apresentada por profissionais que prestam serviço naquela unidade do município de Estarreja, que ainda não obteve a aprovação do conselho de administração da ULS RA.
A administração solicitou “esclarecimentos complementares sobre o documento”, mas garantiu que qualquer decisão futura “privilegiará sempre o interesse e a proximidade do utente”.
“Neste contexto, a ULS RA reitera que a atividade da USF se mantém no modelo conhecido pela população, com a distribuição das consultas pelos dois polos”, referiu.
Em comunicado, a comissão política do PSD de Estarreja veio a público tomar posição opondo-se à eventual reorganização das consultas naquela USF, por considerar a medida “inaceitável para os utentes”.
O PSD de Estarreja fez saber que “rejeita a proposta dos profissionais de saúde que visa concentrar valências específicas nos polos de Avanca e Pardilhó”, por entender que esse modelo “obrigaria à deslocação de utentes entre freguesias para aceder a cuidados de saúde primários”.
Os sociais-democratas de Estarreja afirmam estar alinhados com a posição assumida pelo executivo municipal, liderado por Isabel Simões Pinto, “na defesa da manutenção do funcionamento da unidade de saúde, nos moldes atuais”.
“Congratulamo-nos com a posição firme que a presidente da Câmara e o executivo têm tido nesta questão, quer junto dos profissionais da USF Águas do Gonde, quer junto da Unidade Local de Saúde de Aveiro”, diz o comunicado.
No texto, a concelhia do PSD esclarece que, “embora a Câmara Municipal de Estarreja tenha agora responsabilidade sobre as instalações das unidades de saúde, o funcionamento destas no que diz respeito à organização, à gestão dos profissionais e à orientação clínica continua a ser definido pelo Ministério da Saúde, e neste caso, pela ULS de Aveiro”.
“Estaremos ao lado da Câmara Municipal em todo o processo de adequação dos diferentes interesses e sensibilidades, sempre e desde que, o interesse dos estarrejenses seja assegurado”, garante aquela estrutura partidária.