SAÚDE QUE SE VÊ

Cheque Veterinário conta com 24 municípios após quatro novas adesões

LUSA
02-07-2021 14:34h

Os municípios de Alcochete, Albergaria-a-velha, Ferreira do Alentejo e Alenquer juntaram-se ao Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco, conhecido como Cheque Veterinário, que fica assim com 24 concelhos associados, foi hoje anunciado.

"O Cheque Veterinário, criado pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos", explicou a Ordem em comunicado.

O Cheque Veterinário é emitido pelo município/junta de freguesia aderente, referindo-se a animais em risco identificados pelas autarquias, e é utilizado nos Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) associados.

Desde 2017, ano em que a iniciativa entrou em vigor, foram tratados mais de 5.500 animais através dos fundos destinados a cada Câmara Municipal aderente, num valor superior a 300 mil euros.

Além dos atuais 24 municípios aderentes, durante a pandemia da covid-19, houve um crescimento de 50 CAMV ao programa, contabilizando-se no total 355 centros associados.

Segundo o bastonário da OMV, Jorge Cid, citado na nota, este plano é fundamental para os municípios, permitindo atenuar o abandono animal e garantir a assistência de animais em risco, uma vez que algumas Câmaras Municipais " não possuem sequer Centros de Recolha Oficial (CRO), nem médico veterinário municipal", acabando por ter de recorrer à contratação de médicos veterinários.

"Com a criação desta rede nacional entre os diferentes municípios e os Centros de Atendimento Médico-Veterinários aderentes, a OMV implementou o que pode ser considerado como um verdadeiro Sistema Nacional de Saúde Animal", destaca ainda Jorge Cid.

A Ordem dos Médicos Veterinários, na sua plataforma digital, disponibiliza também um espaço reservado ao programa com vídeos explicativos, dúvidas mais frequentes e áreas de consulta e adesão.

MAIS NOTÍCIAS