SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: “Temos tido uma estratégia desde Maio que não se tem revelado a mais adequada “, afirma epidemiologista Manuel Carmo Gomes

CANAL S+ / VD
10-02-2021 01:03h

A opinião foi manifestada, esta terça-feira, na habitual reunião de especialistas no INFARMED com o governo, o presidente da república e os partidos políticos pelo epidemiologista que insiste que o país tem “andado a correr atrás do vírus”.

Em entrevista ao Canal S+, o professor do Departamento de Biologia Vegetal, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa insiste que “Não temos conseguido controlar a subida da incidência. (…) temos de dar um passo atrás e pensar se é esta estratégia que queremos continuar. Quando sabemos que temos variantes com maior transmissibilidade”, adverte o especialista.

No encontro do INFARMED, Manuel Carmo Gomes apresentou uma nova estratégia de combate à pandemia da COVID-19 que passa pela intensificação da testagem e a sua massificação. Para o epidemiologista esta é a verdadeira arma para combater o cenário pandémico, além de que “Sai mais barato fazer testagem generalizada do que termos a situação em que estamos agora. “

Ao Canal S+, Manuel Carmo Gomes acredita que a sua mensagem “fez eco” junto do governo, “O senhor Primeiro-Ministro no fim faz a sua intervenção de sumula do que se passou e ele tomou nota da mensagem. A senhora Ministra também”, sustenta o professor do Departamento de Biologia Vegetal, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para quem é fundamental “termos três linhas vermelhas principais”, nomeadamente: “Não ter mais de 5% de novos testes positivos; não podemos permitir ter uma incidência acima dos 2000 casos dia (…) e não ter um “R” acima de 1 muito tempo”, conclui.

No final da reunião de especialistas no INFARMED, Marta Temido, ministra da saúde, anunciou que o epidemiologista Manuel Carmo Gomes não vai voltar a participar nos encontros de peritos.

O epidemiologista garante que “já tinha manifestado à senhora ministra que me dispensasse das apresentações. (…) Estou na comissão técnica de vacinação. Reunimos várias vezes por semana. Com a quantidade de publicações que está a sair, é necessário ler toda a documentação. Sinto que tenho estado a falhar um pouco. Tenho dificuldade em conciliar tudo”, justificou.

Manuel Carmo Gomes é um dos mais respeitados epidemiologistas do país que, desde o primeiro momento, acompanha a pandemia da COVID-19 e que afirma que “Nós em Janeiro, vivemos o maior desastre de saúde pública em Portugal nos últimos 100 anos”.

MAIS NOTÍCIAS