SAÚDE QUE SE VÊ

“Parece que o SNS só está focado no COVID-19 e não pode ser“, afirma Portugal AVC

CANAL S+ / VD
29-10-2020 21:58h

No dia Mundial do AVC, a denúncia parte da associação de defesa dos sobreviventes de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Em entrevista ao Canal S+, Diana Wong Ramos garante que “muitas pessoas estão completamente perdidas. Parece que o SNS só está focado no COVID e não pode ser”, sublinha a responsável da direção da Portugal AVC.

À Associação Portugal AVC têm chegado diariamente muitos pedidos de ajuda, revela a dirigente que sofreu também ela um AVC aos 34 anos. Diana Wong-Ramos assegura que “já existimos há alguns anos e nunca recebemos tantos pedidos de ajuda como nos últimos meses”.

“Os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) continuam a ser a primeira causa de morte em Portugal”, recorda Diana Wong-Ramos para quem, com a pandemia da COVID-19, “toda a reabilitação disciplinar que o doente de AVC tem direito foi posta em causa”

Diana Wong-Ramos reforça o apelo aos responsáveis políticos para que não esqueçam os doentes e sobreviventes de AVC em Portugal. Para este elemento da direção da Portugal AVC “o SNS é de pessoas para pessoas” e não pode deixar ninguém para trás.

Todos os anos morrem em Portugal cerca de 11 mil pessoas por causa de AVCs, duas vezes mais do que em França.

MAIS NOTÍCIAS