SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira avança com segunda fase de testes em escola onde há um caso positivo

LUSA
21-10-2020 17:14h

As autoridades de saúde da Madeira realizam na quinta-feira a segunda fase de testes aos alunos de uma turma na qual foi detetado um caso positivo de covid-19, numa escola do Funchal, indicou hoje o secretário da tutela.

"Numa primeira fase, testámos um professor e 11 alunos. Felizmente, o resultado foi negativo. Os restantes contactos da turma serão testados amanhã [quinta-feira]: mais um professor e mais 11 alunos da referida turma", disse Pedro Ramos.

O secretário regional da Saúde falava à margem da apresentação de duas cápsulas de transporte de pessoas com doença infecciosa, no Serviço Regional de Proteção Civil, no Funchal.

"De salientar que todos os alunos desta turma, do qual faz parte o caso positivo, estão em isolamento e vão ficar em isolamento durante 14 dias", sublinhou Pedro Ramos.

O caso positivo foi detetado no domingo num aluno da escola básica dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos com pré-escolar Bartolomeu Perestrelo e motivou a ativação do plano de contingência do estabelecimento, que tem cerca de 750 estudantes.

O contágio ocorreu em contexto familiar e terá resultado do facto de um elemento não ter respeitado o isolamento a que se devia ter sujeitado até confirmação do teste realizado no aeroporto, no regresso de uma viagem à cidade do Porto.

"Os contactos diretos desse aluno serão todos testados porque tiveram uma duração de contacto superior aos 15 minutos e tiveram uma proximidade inferior a dois metros, apesar de terem a máscara", realçou Pedro Ramos.

Na segunda-feira, a Secretaria Regional da Educação indicou que duas turmas da escola Bartolomeu Perestrelo, num total de 41 alunos, foram colocadas de quarentena por um período de 14 dias.

De acordo com o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), o arquipélago da Madeira regista atualmente 103 casos ativos de covid-19, dos quais 95 foram identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e oito são de transmissão local.

MAIS NOTÍCIAS