SAÚDE QUE SE VÊ

“30% dos ACES não têm fisioterapeutas” – afirma presidente da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO)

CANAL S+ / VD
09-09-2020 18:35h

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Fisioterapia, Adérito Seixas, presidente da APFISIO, em entrevista ao Canal S+ revela que apenas “30% dos ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) dispõem de fisioterapeutas.

O responsável adianta ainda que a Região de Lisboa e Vale do Tejo e a Região Norte do país são as mais afetadas pela escassez de recursos nesta área. Sendo que a Norte, o SNS dispõe de menos de 1 fisioterapeuta por cada 100 mil habitantes, um valor “claramente insuficiente para satisfazer as necessidades de uma população envelhecida e cheia de co-morbilidades”, atesta.

Nesta entrevista, o presidente da APFISIO elenca ainda um conjunto de expectativas e de desafios que os 14 mil  fisioterapeutas, a maior parte dos quais a exercer no privado, enfrentam. Apesar da lei definir a profissão como “de primeiro contacto”, a verdade é que sempre que um doente precisa de cuidados de fisioterapia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), é preciso visitar o médico de família para obter uma credencial que o justifique. Para Adérito Seixas, “o acesso aos cuidados ainda está limitado por barreiras normativas”, o que não pode continuar por muito mais tempo.

Relatórios internacionais analisados pela APFISIO indicam que uma presença mais forte de fisioterapeutas no SNS iria reduzir em cerca de 40 a 60% os custos de saúde. Adérito Seixas, presidente da APFISIO explica que a pandemia de COVID-19 veio agravar o estado clínico de muitos doentes e que de forma gradual os tratamentos têm vindo a ser retomados. Se no SNS “de modo geral a intervenção se manteve”, nas clínicas e nos gabinetes privados de fisioterapia ainda existem muitas limitações.

 

Dados do EUROSTAT indicam que a esperança média de vida em Portugal aumentou ligeiramente para um pouco mais dos 81 anos, porém os portugueses só vivem 58,6 anos sem problemas de saúde moderados ou severos.

MAIS NOTÍCIAS