SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Famílias vulneráveis em Macau vão receber mais 1,9 milhões de euros em setembro

Lusa
02-09-2020 12:46h

O Governo de Macau vai gastar em setembro mais 18,5 milhões de patacas (cerca de 1,94 milhões de euros) em subsídios adicionais às famílias mais carenciadas, uma das medidas para responder ao impacto da pandemia.

O pagamento da prestação adicional visa "ajudar as famílias em situação vulnerável [...] a responder ao impacto da epidemia causada pelo novo tipo de coronavírus", e vai beneficiar mais de três mil agregados familiares, segundo comunicado divulgado hoje pelo Governo.

Esta é a segunda vez que o suplemento é pago, depois de uma primeira prestação, em março, e acresce ao subsídio regular já prestado pelo Instituto de Acção Social (IAS) às famílias mais vulneráveis.

Macau foi dos primeiros territórios a identificar casos de infeção com a covid-19, antes do final de janeiro.

Nessa altura, as autoridades da capital mundial do jogo enviaram os funcionários públicos para casa, suspenderam as aulas e encerraram numa fase inicial estabelecimentos de diversão noturna e casinos, o que praticamente paralisou a economia.

O Governo anunciou um programa sem precedentes de ajuda social e financeira à população e às pequenas e médias empresas, prevendo gastar mais de 50 mil milhões de patacas (5,8 mil milhões de euros) em 2020, em despesas públicas com o combate ao surto de covid-19, segundo valores avançados em abril.

Já em 04 de agosto, a Assembleia Legislativa de Macau aprovou um diploma que autoriza o Governo a contrair dívidas até 2.200 milhões de patacas (234 milhões de euros), para garantias ao crédito a pequenas e médias empresas (PME) afetadas pela pandemia.

No mês passado, foi lançada também a segunda fase do plano de incentivo ao consumo, através de um cartão de consumo eletrónico de que beneficiam os residentes, e que poderá injetar mais de 3,5 mil milhões de patacas (380 milhões de euros) na economia.

Na primeira fase do plano, o Governo já tinha gastado 1,87 mil milhões de patacas (190 milhões de euros).

Macau registou 46 casos de covid-19 desde o início da pandemia, não contando atualmente com nenhum caso ativo.

O último paciente diagnosticado com covid-19 registou-se em 25 de junho e recebeu alta hospitalar em 17 de julho.

A pandemia do coronavírus que provoca a covid-19 já fez pelo menos 851.071 mortos e infetou mais de 25,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS