Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em março de 2020, revela que 62% dos portugueses são obesos ou pré-obesos, número que tem vindo a aumentar de ano para ano.
Em Portugal existem consultas para avaliar estes casos e decidir qual o melhor tratamento para cada pessoa. Com a chegada dos primeiros casos de Covid-19 a Portugal, e declarado estado de emergência no país, as consultas, tratamentos e cirurgias foram suspensos, tendo resultados negativos nas pessoas que estavam a ser acompanhadas.
António Albuquerque, Cirurgião Geral dedicado à Cirurgia da Obesidade e Metabólica, diz que o acesso destas pessoas às intervenções cirúrgicas já era complicado no período pré-Covid, mas que agora piorou.
Pelas mãos do Dr. António Albuquerque passam muitos destes doentes, que viram as suas vidas suspensas durante o confinamento.
Perante a possibilidade de uma nova vaga no outono e inverno, António Albuquerque acredita que não se volte a interromper o acesso a tratamentos e cirurgias a doentes não-Covid.